Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

3 ferramentas para se organizar à moda antiga

Hoje em dia, o que não faltam são ferramentas online e aplicativos para facilitar nossa vida de freelancer e ajudar com nossa organização em casa ou no trabalho. No entanto, na maioria da vezes, acabamos não usando nenhuma delas – afinal, é mais um app de produtividade para baixar, mais um login para criar, mais um site para aprender a usar… e tudo acaba ficando para depois! Ou vai dizer que você não tem um monte de ferramentas que nunca utilizou aí no seu celular?

Mas, para ajudá-lo de uma vez por todas a começar a organizar mais sua rotina e seu dia a dia, neste post separei 3 ferramentas à moda antiga que vão facilitar sua vida e te deixar mais produtivo. Elas até podem ser simples, mas podem ser a verdadeira prova de que na hora de colocar as tarefas em ordem, menos pode ser muito mais!

1- Agenda ou caderninho para suas lista de tarefas diária

organização pessoal

Essa aqui é clássica e infalível. Com a agenda (caderninho, diário ou até mesmo um bloco de notas personalizado), você lista todas as atividades que precisa realizar naquele dia e, no final da jornada, risca as atividades realizadas, acrescenta as atividades que não tinha listado e passa para o próximo dia aquilo que não conseguiu realizar. Assim, você tem maior clareza de como está gerenciando seu dia a dia, se está colocando tarefas demais para fazer e se está priorizando as coisas certas.

E nada como o poder psicológico de escrever tudo isso no papel, que reforça a memória e, com os dias, vai se tornando um hábito. (E um grande prazer ao riscar atividades entregues…)

organização para criativos

2- Quadro com sua agenda e compromissos

calendário

O Google Calendar está aqui para fazer exatamente isso, mas nem sempre temos ele 100% do tempo na nossa frente para reforçar nossos compromissos, além da concorrência com outras dezenas de aplicativos que requerem nossa atenção ao pegar o celular na mão.

Então, que tal voltar para o bom e velho calendário offline? A melhor alternativa é deixar em um quadro (ou papel) a sua agenda semanal ou mensal com todos seus compromissos, de preferência perto da sua área de trabalho e em um local bastante visível. Assim, você vai estar sempre alerta com sua obrigações e vai contribuir para melhora da sua organização pessoal.

>> DIY para você fazer seu calendário bem descolado<<

3- Área de trabalho organizada

área de trabalho organizada

Desde sua mesa de trabalho até seu desktop no computador, você precisa ter tudo em ordem para manter a produtividade.  Afinal, nossa bagunça externa é reflexo da bagunça interna, então é bom colocar ordem nas nossas áreas de trabalho, concorda?

Como o desktop é a área que mais temos contato durante o dia no nosso notebook, podemos aproveitar para usá-la como um auxílio na nossa organização. Para isso, criamos um modelo de wallpaper com divisões para suas prioridades e tarefas. Assim, além da organização, você tem um excelente recurso visual para ficar em contato o dia todo, evitando aquela bagunça de milhares de arquivos no desktop – e que provavelmente você nem lembra porque estavam ali.

banner vivendo de freela

Pronto para se organizar?

Com essas três ferramentas simples e bem funcionais, você vai dar os primeiros passos para deixar sua vida e suas tarefas do trabalho mais organizadas. Afinal, quem trabalha com freela e precisa ser seu próprio chefe, tem que desenvolver alguns talentos a mais, como a disciplina, foco e organização para seguir em diante e obter bastante sucesso nessa jornada.


Você também utiliza métodos à moda antiga para organizar sua vida e manter a produtividade? Compartilhe suas dicas aqui nos comentários deste post 🙂

Comentários

1 Comentário
  1. postado por
    Sandra Lemos
    abr 25, 2017 Reply

    adorei as dicas!!!! um abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: