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8 ferramentas de produtividade para freelancer

É muito fácil perder a concentração quando você está trabalhando em casa – o que é realidade para a maioria dos freelancers. O ponto chave disso tudo é que, como freelancer, você recebe por sua produtividade, ou seja, por trabalhos entregues. Não ser produtivo o impede de buscar novos clientes, de pegar novos jobs e até mesmo de cuidar da sua vida pessoal.

Neste post vou compartilhar algumas ferramentas que me ajudaram a ser mais focada e produtiva – e a tornar a minha atividade como freela mais rentável também!

Dicas de produtividade para freelancer

1. Tomato Timer

Essa é uma ferramenta para quem é adepto da técnica Pomodoro – para a mim a mais eficiente de produtividade. Com este método de gerenciamento de tempo, você alterna momentos de muito foco com momentos de distração. Funciona assim: 25 minutos totalmente concentrado em uma única tarefa, seguidos por 5 minutos de descanso.

Não importa se você não terminou a atividade, ao fim dos 25 minutos você precisa parar e desviar sua atenção para outra coisa. Pode ser ir ao banheiro, dar uma olhada no Facebook ou pegar algo para comer. Depois de quatro blocos de foco, existe uma pausa maior, de 30 minutos.

Essa técnica me ajuda muito a controlar a ansiedade e a manter a concentração, principalmente quando tenho textos para fazer. Para gerenciar meu tempo, eu uso o Tomato Timer, um cronômetro que avisa quando devo fazer cada pausa.

pomodoro

Sobre a metodologia Pomodoro, outra coisa que gosto bastante é a ideia que você deve fazer uma lista todas as manhãs de o que precisa desenvolver naquele dia específico. Ao fim de cada atividade, você marca ela como cumprida. Mesmo quem usa gerenciadores online de tarefas pode seguir o método revisando e ordenando cada uma delas.

2. Pipefy

Comecei a usar o Pipefy há pouco tempo, por indicação de uma amiga que também é freelancer. É uma ferramenta gratuita que utiliza como base a metodologia Kanban. O mais legal dela é que existem modelos para diferentes áreas. Na de Marketing de Conteúdo, por exemplo, as atividades avançam para conclusão com checklists para processos especificos, como otimização de SEO e revisão. É excelente para trabalhar em equipe, mas mesmo que você utilize sozinho, consegue visualizar mais fácil todas as etapas do que precisa entregar.

Além de Marketing de Conteúdo, é possível criar boards de gestão de tarefas, RH, Finanças, Vendas e Desenvolvimento de Software.

3. Wunderlist

Eu gosto de gestores de tarefa que não dão trabalho – ou minha produtividade vai embora organizando um monte de boards diferentes. Se você também é assim, vale utilizar ferramentas como o Wunderlist. Nele é possível criar várias listas de tarefas diferentes, colocar lembretes e anexar arquivos. Existe também a integração entre desktop e aplicativo (que tem uma ótima usabilidade), o que permite cadastrar novas demandas onde quer que você esteja.

wunderlist

Lembra que falei do Pomodoro? Você pode usar o Wunderlist junto com o Tomato Timer. Dá até para imprimir a lista de atividades do dia!

4. Google Keep

Um dos maiores gatilhos para a dispersão quando você trabalha conectado à internet é o número de janelas abertas no seu navegador (socorro!!). Pode até começar o dia apenas com o e-mail e o Facebook, mas aí recebe um ebook legal, vê o link para um artigo….

O grande problema é que você começa a ler esses materiais, percebe que tem que voltar ao trabalho, deixa a janela aberta e quando vai desligar o computador acaba desistindo da leitura.

Para evitar que isso aconteça eu uso o Google Keep, que é uma ferramenta de lembretes do Google (integrada à sua conta e com aplicativo para celular também). Ao longo do dia, salvo todos os links e lembretes que preciso organizar depois. Nas pausas do Pomodoro aproveito para resolver as pendências (transformar em tarefas no Wunderlist) e para colocar algumas dessas leituras em dia.

5. Kill News Feed

Não dá para ser produtivo olhando o whatsapp toda hora ou com a janela do Facebook aberta. Mesmo assim, tem dias que a tentação é grande de ficar olhando as redes sociais toda hora. Com o whatsapp é simples, basta desativar a conexão com a internet no seu celular quando estiver focado. E não baixe o WhatsApp para desktop, por favor!! A única exceção é se você realmente precisa estar conectado para trabalhar.

Para evitar a distração com o Facebook, eu uso outra ferramenta: Kill News Feed. É uma extensão para o Google Chrome que bloqueia a atualização do sua timeline. Adeus, rolagem infinita procurando por algo interessante! O desbloqueio pode ser feito quando você quiser, mas certamente vai pensar duas vezes antes de fazer isso.

procrastinação no facebook

Existe outra extensão semelhante, chamada News Feed Erradicator. Essa é para os mais viciados: ela aumenta o sentimento de culpa por procrastinar no Facebook com uma citação sobre produtividade exatamente no espaço da timeline!

6. GuiaBolso

Sendo freelancer, você precisa fazer pelo menos o mínimo de gestão financeira. O ideal é montar um fluxo de caixa para seu trabalho (ou adaptar algum pronto, existem vários disponíveis na internet). Mas se a ideia não é se profissionalizar tanto, o mínimo a fazer é saber o quanto você ganha por mês e onde gasta seu dinheiro.

O melhor aplicativo para quem não quer se preocupar em gastar muito tempo controlando gastos é o GuiaBolso. Ele tem integração com suas contas bancárias e identifica automaticamente a maioria das despesas em categorias. Ao longo o mês, é fácil monitorar como está sua situação financeira e, inclusive, estabelecer metas de gastos e investimentos.

7. Coach.me

Esse aplicativo é para não esquecer das metas e projetos pessoais! No Coach.me, você escolhe atividades que precisa cumprir ao longo da semana, recebe lembretes e pode ver dicas de outras pessoas que estejam com o mesmo desafio.

coach.me

Os meus, por exemplo, são meditar, ler, assistir a filmes, ir à academia e cozinhar pelo menos algumas vezes na semana. Fazer o que se gosta também é importante para ser mais produtivo, pois você consegue manter a mente focada e organizada quando sentar para trabalhar.

8. Spotify

Eu moro sozinha, então o silêncio no meio do dia às vezes é perturbador! Já trabalhei em ambientes bem movimentados e barulhentos, como redação de jornal e área comercial – acho que aprendi a focar com barulho. No início, quando me incomodava com o silêncio, ligava a televisão. Nem preciso comentar o que acontecia…

Depois de um tempo comecei a ouvir música e funcionou bem para mim, principalmente com músicas mais tranquilas. O Spotify é uma ótima ferramenta de músicas e existem várias playlists para focar, de música clássica à eletrônica. Uma que eu gosto bastante é a trilha sonora do filme Amélie Poulin, que é instrumental, mas não dá vontade de voltar para a cama e dormir.

Às vezes, mais do que ferramentas, precisamos também buscar alguns hacks de produtividade! É sobre isso que eu falo no vídeo abaixo!

 

 

Compartilhe aqui também quais são as ferramentas de produtividade que você utiliza no seu dia a dia como freelancer.


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Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

6 Comentários
  1. postado por
    Marilia dos Reis Martins
    maio 5, 2016 Reply

    Demais! Não conhecia o Google keep vou testar 🙂
    Outro App bom é o freedom.to – tu pode selecionar sites pra bloquear por períodos determinados. Mesmo que tu desligue o note/cel, ele não volta a abrir os sites até que o tempo acabe! Ajudou bastante pra mim 🙂

    • lucianecosta
      postado por
      lucianecosta
      maio 5, 2016 Reply

      Marilia, adorei a dica do freedom.to! vou começar a usar também. 🙂

  2. postado por
    Andréia Varga
    maio 9, 2016 Reply

    Oi Lú..ficou lindo o blog..parabéns! 🙂 Eu também faço home office e sou do tipo que foca melhor com barulho.. Gosto bastante de trabalhar ouvindo música, mas por mais variada que seja a playlist, as vezes a música acaba cansando. Não sei se você conhece, mas tem alguns sites em que você pode ouvir “barulho” ambiente, como os sons de uma cafeteria, com vozes ao fundo e tudo. Eu acho ótimo, funciona como um white noise e eu sinto que me ajuda a focar bastante. Um dos meus preferidos é o coffitivity.com. Acho que você pode gosta também. Beijão!

  3. postado por
    Como conciliar o trabalho tradicional com os freelas? – Vivendo de Freela
    ago 26, 2016 Reply

    […] planilha de acompanhamento, use a agenda, Evernote, Trello, Asana…existem uma infinidade de ferramentas de produtividade que te ajudarão a planejar a vida. Depois, conforme o tempo for passando, você vai pegando o […]

  4. postado por
    Rafael
    jun 13, 2017 Reply

    Uso Toggl que é um gerenciador de tempo com a opção pomodoro e da p integrar com wundelist e fazer o tracking de cada tarefa direto no wundelist, assim sei quanto tempo levo cada tarefa e consigo analisar se estou cobrando menos ou mais de cada servico.

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      jun 14, 2017 Reply

      Opa!! Muito legal essa dica!!

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