Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

[Fora do Home Office] Trabalhando no Coworking da FIAP

Com esse post estou começando uma nova série aqui no Vivendo de Freela: Fora do Home Office. A ideia é compartilhar com vocês alguns dos lugares que frequento quando decido sair um pouco de casa e trabalhar em outro lugar (aqueles momentos de “por favor, preciso ver uma pessoa e pegar um metrô lotado para matar as saudades”).

Vou falar principalmente de espaços em São Paulo (onde moro) e em Porto Alegre (de onde sou), mas fiquem à vontade para indicar lugares em outras cidades – ou quem sabe até colaborar com o blog escrevendo sobre eles 🙂

Trabalhando no Coworking da FIAP

Para começar, vou falar sobre o coworking da FIAP, que conheci na semana passada e simplesmente adorei! Esse espaço é gratuito e uma iniciativa da FIAP com a Singularity University (a queridinha do pessoal do Vale do Silício). Existem duas unidades em São Paulo, uma na Paulista e outra na Vila Olímpia.

Eu fui no cowoking da Paulista, que é mais perto da minha casa e também mais acessível de metrô – sim, fica do ladinho da estação Trianon-Masp. Além da facilidade de acesso, você pode trabalhar com essa vista:

coworking fiap

Como fazer reserva no Coworking da FIAP

Para trabalhar em algum dos Coworking Spaces FIAP SU, entretanto, não é só chegar e se instalar. Precisa fazer reserva no site, com mais de 24 horas de antecedência. Até hoje não tive nenhuma reserva negada, então acredito que é tranquilo de conseguir aprovação.

No formulário de reserva você precisa informar alguns dados e também dizer que tipo de atividade pretende realizar no espaço – você pode trabalhar ou fazer reuniões. No último caso, é possível incluir seus convidados, que recebem uma notificação para também confirmar presença.

Vale lembrar para que objetivos esses espaços de coworking foram criados, segundo informações do próprio site:

Podem ser usados para:

  • Desenvolvimento de Startups.
  • Reuniões de trabalho.
  • Encontro com investidores.

Não podem ser usados para:

  • Realização de cursos.
  • Atividades exclusivamente recreativas ou sociais de terceiros.

O espaço do Coworking Spaces FIAP SU

Falando um pouco sobre o espaço, achei sensacional! Na unidade da Paulista existem mesas grandes de trabalho, sofás para descanso e reunião, quadro branco para desenhar ideias e também um café com preços bem acessíveis quando comparados aos concorrentes da região e umas mesinhas menores, boas para fazer pequenas reuniões.

coworking fiap

Apesar de estar no meio da Paulista, o coworking tem um excelente isolamento acústico o que torna o ambiente bastante silencioso para trabalhar. Achei muito bom para concentração, mesmo com algumas reuniões acontecendo enquanto estava lá.

O networking

Quando fui, a FIAP já estava em férias, então me falaram que o movimento estava menor do que o normal. Bom para trabalhar na maior paz, mas não o melhor lugar para fazer networking. Fiquei lá durante o dia inteiro e tive poucas oportunidades de interação. A partir de março descubro mais sobre o público que frequenta este coworking!

Também senti falta de algum espaço (mural ou algo do tipo) para que as pessoas deixassem cartão de visita ou alguma mensagem que facilitasse a interação entre quem utiliza o local para trabalhar.

Por que sair do home office de vez em quando?

Para terminar esse post, queria deixar apenas mais alguns incentivos para você sair do conforto do home office de vez em quando – seja no coworking da FIAP ou qualquer outro lugar:

  • Vencer a solidão: mesmo que você trabalhe em outro lugar sem falar com ninguém, apenas ver pessoas ao seu redor já ajuda a combater um dos maiores desafios do home office, a solidão.
  • Encontrar outras pessoas: é claro, você também pode aproveitar para falar com essas pessoas, descobrindo novos parceiros de trabalho, potenciais clientes ou simplesmente aliviando um pouco a pressão do dia a dia falando sobre o tempo.
  • Incentivo contra a procrastinação: apesar de você perder tempo com locomoção e ter um ambiente mais movimentado que a sua casa para fazer seus freelas, nada melhor do que estar longe de distrações como seu sofá para produzir melhor.

Espero que essa série e as informações sobre esse espaço o ajudem a vencer alguns dos desafios envolvidos na vida de freela e de home office. Se já experimentou esse local de trabalho, deixe sua opinião por aqui também!


Onde você trabalha quando sente necessidade de passar um tempo fora do home office? Compartilhe conosco nos comentários deste post!


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

2 Comentários
  1. postado por
    Deise da Luz Santos
    jan 20, 2017 Reply

    Legal a série. Tou ansiosa pelas dicas em Porto Alegre! 🙂

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      jan 20, 2017 Reply

      Oi, Deise! Se tiver alguma dica não deixa de me passar 🙂 Bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: