Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Dica de leitura para freelancers: O Poder do Hábito

Sempre fui um pouco resistente a ler livros sobre negócios, gestão ou afins. Nada contra, apenas sou muito fã da ficção e parecia não sobrar tempo de leitura para o resto. Mas, finalmente, me rendi e para esse ano já defini: vou ler pelo menos 12 livros, no mínimo metade deles com o objetivo de clarear ou inspirar a minha vida de freelancer. Para começar, o escolhido foi O Poder do Hábito!

 

Por que ler o Poder do Hábito?

 

Talvez você esteja pensando “nossa, todo mundo já leu esse livro”. Pois bem, eu ainda não tinha (talvez por isso ele merecesse o primeiro lugar da lista). A escolha teve a ver também com várias coisas que estão mudando na minha vida. Voltei a trabalhar home office depois de um tempo alocada em cliente, cheguei aos 30 anos sentindo que precisava cuidar mais de mim e defini um monte de novos planos aqui para o Vivendo de Freela.

 

E, toda nova fase de vida pode, é claro, vir muito bem acompanhada de mudança de alguns hábitos ruins, não é?

 

Como todo mundo me falava nesse livro…me rendi! De fato, ele é um pequeno manual sobre como direcionar mudanças positivas na sua vida. E até bem mais do que isso! Me surpreendi com os casos de transformação na sociedade e da viabilidade de novos produtos e negócios, tudo com base em mudanças de hábitos coletivos.

 

O Poder do Hábito foi escrito por Charles Duhigg, um jornalista norte-americano que fez uma pesquisa bastante vasta para chegar em todas essas histórias, embasadas por pesquisas científicas. Apesar de valorizar todo esse “arsenal de informação”, porém, achei em alguns momentos a obra um pouco cansativa.

 

Já tinha ouvido que o livro poderia ser muito mais curto do que é, justamente por este motivo, mas, de toda forma, não é um conteúdo que seja pesado demais para ser lido (e, se você quiser, pode muito bem pular algumas partes, sem comprometer o entendimento).

 

O que tirei de O Poder do Hábito para a vida de freela?

 

O melhor de se ler esse livro é que você vai já fazendo notas mentais sobre quais hábitos quer mudar e como vai fazer isso. Sem entregar muito do conteúdo para quem ainda não leu, ele fala sobre como todos os hábitos estão ligados a uma deixa e depois a uma recompensa.

 

Por exemplo, seu hábito de tomar muito café deve estar relacionado a alguma deixa específica, como sentir-se cansado, precisar fazer uma pausa do trabalho, entre outros. E também a uma recompensa, que é a energia que ele oferece logo depois da ingestão, provavelmente. Mas nem todos os hábitos são tão simples de serem desvendados como esse… e é aí que fica a grande lição, pelo menos para mim.

 

Descobrir qual a deixa para um hábito ruim pode ser um processo complexo, que exige uma boa observação. E, para mudá-lo, você vai ter que trabalhar tanto o fator propulsor, quanto a recompensa.

 

Para o autor, o verdadeiro “poder do hábito” está em reconhecermos que os hábitos podem mudar e assumirmos nossa responsabilidade sobre eles. Não que seja uma tarefa fácil, mas, assim que você entende que os hábitos podem ser reconstruídos, eles se tornam mais fáceis de serem controlados.

 

E isso deve ser feito hábito por hábito, com plena atenção. O processo de mudança deve seguir as seguintes etapas:

 

  1. Identificar uma rotina
  2. Experimentar diferentes recompensas
  3. Isolar a deixa
  4. Fazer um plano para mudança

 

Depois da leitura, listei pelo menos 3 hábitos totalmente relacionados à vida de freelancer que estou começando a mudar, um por vez: usar menos o celular durante o horário de trabalho, me alimentar melhor e tomar menos café. Nesse ponto, realmente acho que o livro consegue incentivar uma mudança positiva e dar o caminho para você fazer isso. Vale a pena!

 

Ficou curioso sobre o livro? O vídeo abaixo é uma apresentação sobre ele, feita pelo autor Charles Duhigg!

 

Você já leu O Poder do Hábito? Como você acha que os aprendizados deste livro podem ser levados para a sua vida como freelancer? Conta aqui nos comentários!

 

Mais livros vindo por aí!

Esse é o segundo livro sobre o qual compartilho minhas impressões por aqui. Já falei em outro post sobre o Business Model You e tenho pelo menos quatro outros comprados, esperando para serem lidos e ganharem suas resenhas aqui no blog também!

 

Tem dicas de livros que está curioso para ler ou, então, que são imperdíveis para qualquer freelancer? Estou curiosa para saber 🙂


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

2 Comentários
  1. postado por
    Roberta Blasques dos Reis
    mar 20, 2018 Reply

    Oi Luciane
    Estou terminando de ler o livro Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso. Ele é muito bom e pode nos ajudar muito enquanto freelancers.
    São dois mindsets: o fixo e o de crescimento.
    No fixo as pessoas acreditam que as habilidades já nasceram com elas e por isso se rotulam e deixam de se esforçar para evoluir.
    Já no de crescimento as pessoas acreditam que elas podem evoluir a partir do esforço. Para elas, ninguém nasce sabendo, mas todos são capazes de aprender se dedicando, se esforçando e estudando.
    Você faz uma reflexão sobre você mesmo e começa a perceber que por muitas vezes teve um mindset fixo diante das situações.
    O livro te ajuda a tentar mudar a forma de ver e de fazer as coisas em busca do mindset de crescimento.
    Acho que vale a pena ler!

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      mar 20, 2018 Reply

      Oi, Roberta!! Que legal sua indicação, principalmente porque comprei esse livro há 2 semanas! 🙂 Está na lista para ler, depois do que você escreveu até antecipei aqui na ordem…rsrs.. Super obrigada pela dica! Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: