Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

O Poder do Tempo Livre: dica de leitura para tirar projetos do papel

Sabe aqueles livros que você devora rapidinho? Foi o que aconteceu quando eu li “O Poder do Tempo Livre” em um desses últimos feriadões. Fazia um tempinho que ele estava na minha lista de leitura, principalmente pelo que diz no subtítulo: “descubra seu potencial, crie projetos paralelos e torne sua vida mais incrível”.

 

Pois é, criar projetos paralelos virou meu vício. Comecei a fazer freela como um deles. Depois o Vivendo de Freela se tornou (e ainda é) o principal da minha vida. Mas aí no meio tem também ser professora de um curso online e até dona de um pefil no Instagram apenas sobre parmegiana (sim, o filé).

 

Neste post, vou falar um pouquinho sobre as minhas impressões do livro e também como ele pode ser útil para a sua (e a nossa) vida de freela!

 

O Poder do Tempo Livre e a vida de freela

“O Poder do Tempo Livre” tem algumas características principais: é curto, objetivo e prático. Inclusive, logo no início, você é avisado de que ele é para ser mais do que lido, é para ser usado.

 

Assim como eu, o autor é viciado em projetos paralelos. O Luciano Braga, além de ter escrito este livro, tem um monte de outras iniciativas criativas. Vale a pena dar um pulo no site dele para conhecer.

 

E é essa experiência de múltiplos talentos e formas de colocá-los em prática que ele compartilha na sua escrita. O livro é mesmo um manual para você descobrir um sonho ou um dom para colocar em prática, planejar a execução e, principalmente, entrar em ação.

 

Me identifiquei demais enquanto lia. Parece que estava revivendo tudo que senti e fiz lá em 2016 quando comecei o blog. Questões como “não dá dinheiro”, “dá trabalho”, “não sei por onde começar”, que tanto aparecem no dia a dia de quem toca um projeto paralelo, são abordadas de uma forma com a qual concordo muito.

 

Projetos paralelos não existem para deixá-lo rico – embora até possam deixar como consequência. O grande mérito está em colocar a mão na massa em algo que você acredita profundamente, em fazer o seu melhor e aprender na prática como executar de tudo um pouco e em se apaixonar durante todo o processo.

 

Não importa se você dedica 5 horas ou 5 minutos por dia para seu projeto pessoal, contanto que ele saia do papel, sem pressa e sem pressão.

 

E onde arranjar tempo livre?

 

Ok, agora vem aquele comentário que talvez esteja na sua cabeça enquanto lê esse texto: “muito legal para quem tem tempo livre, mas eu não tenho”. Sério? Mesmo? Desculpe, mas todo mundo tem tempo livre, a questão é que cada um escolhe como quer utilizá-lo.

 

Colocar as séries em dia, ficar horas por dia nas redes sociais, jogar futebol com os amigos, ver a novela. É claro que não tem nada de errado em você usar seu tempo livre em alguma dessas atividades. Mas, se quer realmente tirar seu projeto pessoal do papel e ser responsável por construir aquele seu grande sonho, vai ser preciso fazer algumas trocas e concessões.

 

E o livro ajuda nisso também! Não vou entregar todas as dicas, mas uma que coloquei em prática foi “diminuir o meu feed das redes sociais”. Simples assim, cortei pela metade as pessoas que seguia, principalmente no Instagram. Agora, quando quero dar aquela procrastinada olhando as fotos nesta rede, isso dura menos tempo – pelo simples motivo de que há menos para ser visto!

 

Além disso, achei também esta palestra do Luciano Braga sobre o tema. Ajuda a entender melhor o que está no livro e o que você pode esperar dele!

 

 

Comece um projeto paralelo, sério.

 

Se você teve interesse em ler este artigo e está pensando em se aprofundar no tema desse livro, deve ter algum projeto paralelo em mente. Acertei? Por menor, mais fora da caixa ou aparentemente mais sem propósito que seja, vai lá e faz. Sério, pelo menos para ter a experiência e para satisfazer seus interesses.

 

Ter projetos paralelos mudou totalmente minha vida e minha carreira. Se não tivesse começado a fazer freelas como “atividade empreendedora extracurricular”, não teria abraçado essa carreira independente. E certamente não teria colocado esse blog no ar. E se tem algo que me orgulha e me traz satisfação pessoal hoje, sem dúvidas, é o Vivendo de Freela. <3

 

Você já leu “O Poder do Tempo Livre”? Também é o fanático dos projetos paralelos? Ou tem algum saindo do papel? Conta aqui nos comentários do post!

 


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

5 Comentários
  1. postado por
    Giselli
    jun 19, 2018 Reply

    Excelente dica, vou ler! Espero que me ajude a tirar meus muitos projetos paralelos do papel.

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      jun 21, 2018 Reply

      Que bom!! Depois conta aqui o que são teus projetos 🙂

  2. postado por
    Adriana
    jul 24, 2018 Reply

    Adorei as dicas!
    vou continuar lendo, conhecimentos são sempre bem vindos 💡 😉 obrigada!

  3. postado por
    Thiago Conrado
    ago 24, 2018 Reply

    Ótimas dicas, Luciane.

    Parabéns pelo trabalho!

    Serei seu leitor ainda mais

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      ago 26, 2018 Reply

      Obrigada, Thiago!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: