Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Sim, você pode tirar férias como freelancer!

Quando virei freelancer full time, tinha certa expectativa de que não ia sentir aquela ansiedade toda pelas férias como quando trabalhava em empresa. Ok, realmente não é a mesma coisa, mas tirar férias se tornou muito mais difícil – justamente por não ser uma obrigação a cada ano.

Como alguns leitores do Vivendo de Freela também compartilharam essa dificuldade em dar férias a si mesmos nesse verão, decidi dividir aqui o que estou fazendo para organizar alguns dias para descansar neste ano. Confira!

Como tirar férias sendo freelancer

praia

Vou contar a verdade, estou organizando minhas primeiras férias como freelancer. E, já que demorou tanto, estou organizando logo duas! Conversei com algumas pessoas que trabalham de forma autônoma, li algumas dicas em uns blogs gringos que sigo e cheguei em alguns passos que preciso cumprir até estar na beira da praia com um copo de caipirinha na mão. Veja quais são:

Defina data meses antes

Quando você trabalha por conta, não pode sair de férias sem se organizar muitos meses antes, principalmente se atua com projetos mais longos ou fixos. O ideal é que os dias de folga sejam também nos períodos que você tem menos demanda, mas, como isso costuma ser nos meses mais caros para viajar, nem sempre é a melhor opção.

Também é melhor fazer viagens curtas, de uma ou duas semanas. É claro, não precisa ter só isso de férias durante o ano, dá para programar mais de um período de descanso.

Outra dica é tentar conciliar suas férias com etapas dos projetos de seus clientes, sem deixá-los na mão no meio de um lançamento, por exemplo.

Avise seus clientes

Seus clientes precisam ser avisados com antecedência, com tempo que vai depender do tipo de job, do modelo de contrato e do relacionamento que possui com cada um. O quanto antes programar suas férias e deixá-los saber sobre as datas, antes também será capaz de entender o quanto eles estão abertos a adiantar alguns trabalhos ou pausar o projeto nos dias em que estará fora. Dê tempo para que eles se organizem!

Adiante os prazos

Para tirar férias como freelancer e comprometer o mínimo possível as suas finanças, é melhor se preparar para trabalhar um pouco a mais nas semanas anteriores. Assim, você não precisa abrir mão de jobs porque estará fora.

Tenha parceiros

Outra forma de não deixar os clientes na mão enquanto estiver fora, principalmente para projetos que exigem disponibilidade, é ter parceiros que atuam na mesma área que você. Eu, por exemplo, tenho freelancers de confiança que posso chamar para ajudar em diferentes perfis de trabalhos.

E sem aquele medo bobo de perder o cliente por apresentar outro freela para ele! Se está fazendo um bom trabalho, o mais provável é que o cliente fique ainda mais satisfeito com seu comprometimento ao sair de férias.

Esteja preparado para perder oportunidades

Sim, existem pontos negativos em sair de férias, o principal deles é a possibilidade de perder alguma oportunidade, seja porque os clientes não aceitaram seus dias de descanso (sem comentários caso isso aconteça), seja porque não estava online para atender uma solicitação de proposta.

Você tem que se preparar, então, para pensar “tudo bem” nessas situações. Acredite, os dias de descanso vão compensar!

Faça um planejamento financeiro

O último e talvez mais importante é fazer um planejamento financeiro, uma vez que a sua renda diminui quando para de trabalhar por algum motivo. O correto, na verdade, é você conseguir se organizar para manter sempre reservas de dinheiro, pelo menos para os seguintes fins:

  • Emergências, como ficar doente ou o notebook estragar, por exemplo.
  • Aposentadoria, mesmo que contribua para o INSS – a não ser que queira trabalhar pelo resto da vida.
  • Realização de sonhos, como compra de imóvel ou troca do carro.
  • Férias, claro, esse não poderia faltar!

Como o ideal é você definir as datas das férias meses antes, é possível juntar dinheiro tanto para pagar uma viagem quanto para compensar pelos dias sem trabalhar, principalmente se definir uma meta de economia por mês até lá. Lembre-se de que seus custos fixos permanecem neste período também!

Se é para ter férias, que sejam férias mesmo!

Está parecendo mais possível tirar férias a partir de agora? O mais importante é que, quando estiver em seu período de descanso, mesmo que fique em casa, consiga se desconectar do trabalho. Aquele velho papo de tirar férias de verdade que a gente nunca cumpre, sabe? Talvez esteja na hora de começar a seguir o conselho e relaxar para recarregar as energias para os jobs que virão por aí. 😉


Você já tirou férias como freelancer? Comente aqui no final deste artigo como se organizou para conseguir tirar esses dias de descanso!


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

2 Comentários
  1. postado por
    Cleane
    set 21, 2017 Reply

    Estou planejando as minhas férias no emprego fixo para daqui a dois meses. Mas já prevejo muitos Jobs de redatora, se Deus quiser. Estou começando ainda, então, preciso aproveitar o tempo livre não só pra trabalhar, mas também estudar e me aperfeiçoar. Adorando os seus textos sempre. 🙂

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      set 21, 2017 Reply

      Boa, Cleane!! E que renda muito sucesso 🙂 beijos e obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: