Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Vantagens do trabalho em coworking para freelas

Sei que você deve estar pensando: se ser freelancer está diretamente ligado à liberdade, então para que me prender a um escritório se posso trabalhar de qualquer lugar com autonomia total?

Primeira notícia: concordo com você! Mas sugiro que você continue aqui com a gente para perceber melhor essa questão. Entender que você realmente não precisa estar preso a um escritório convencional. Compreender que coworking não é esse tipo de escritório. Aprender também seu conceito e filosofia. E, finalmente, perceber o quão vantajoso é estar em ambientes como esses para sua carreira como freelancer.

Entendendo o conceito de coworking e sua ideologia

Pra começar, um coworking não tem a menor relação com a ideia que você tem de escritório convencional, caso você a tenha. E olha que eu não estou falando apenas da decoração bem feita e das facilidades de infraestrutura, eventos e pessoas, mas também da filosofia desses locais.

O que define um coworking são as pessoas, empresas e a própria comunidade, que trabalham em conjunto e desenvolvem seus negócios. Todos eles em busca de um crescimento acelerado e de forma colaborativa. Então, mesmo que você ainda não respire essa filosofia, é fácil se sentir em casa só de pensar em um ambiente onde as pessoas prezam pela cooperação, não é mesmo?

O termo também é utilizado para descrever situações em que duas ou mais pessoas estejam trabalhando em um mesmo espaço, mas para empresas diferentes. O que, se pensarmos bem, chega no mesmo ponto da definição anterior. Mesmo que esses profissionais estejam concentrando esforços para projetos diferentes, eles estão juntos. Não necessariamente executando a mesma tarefa, mas em busca do mesmo objetivo: entrega.

Muito mais do que um espaço de trabalho apenas, os coworkings realmente são colaborativos. Ou seja, a característica vai além dos espaços físicos. As pessoas que decidem trabalhar nesses ambientes estão dispostas a compartilhar sucessos e fracassos. Dividir conhecimento e experiências do seu dia a dia. Trocar ideias e buscar soluções.

3 vantagens do trabalho em coworking

Eu poderia encerrar aqui minha conversa com você. Mas sei que ainda precisa de mais, certo? Então, te falarei 3, das muitas, vantagens de se estar em um coworking, mesmo sendo um freelancer!

1. Networking, networking e networking!

Esses seriam os três principais motivos que eu te daria. Só com isso você deveria ir correndo para um coworking!

Às vezes, fazer seu trabalho de casa pode parecer mais confortável. Também pode ser assimocupar a mesa de algum estabelecimento mais perto. Mas o fato de estar sozinho nesses espaços é muito limitador. Você não tem com quem trocar ideia, com quem tomar um café ou com quem discutir um problema.

Além de muita inspiração, os coworkings te dão a oportunidade de conhecer outras pessoas. Compartilhar ideias. Aprender e colaborar com o outro. Uma coisa bem legal é que eles possuem a cultura de organizar encontros, cursos, workshops, dentre outros eventos, em seu espaço. Você pode participar, conhecer pessoas e manter ou criar relações. Isso é networking!

Todas essas pessoas do seu dia a dia podem ser futuros clientes, possíveis integrantes da sua própria equipe, fornecedores e por aí vai. Assim como você, as outras pessoas sempre estão em busca de novas oportunidades, o que facilita a interação e a espontaneidade de falar sobre negócios.

E um segredo: esses tipos de relações dificilmente serão criadas e cultivadas dentro de casa. Ou em escritórios que te limitam de alguma maneira. Muito menos do dia para a noite. Caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto, te damos uma mãozinha aqui! 😉

2. O ambiente e seu foco!

Além de ter serviços personalizados, em um coworking você escapa de quase todos os tipos de distrações. É claro que você precisa ser disciplinado para não pertencer à galera do ping pong ou do cafezinho de 5 em 5 minutos. Mas se você consegue gerenciar sua carreira de freelancer, sendo seu próprio gestor e fazendo seus próprios horários, tenho certeza que vai tirar de letra o quesito produtividade!

Sabemos que o ambiente influencia muito para mantermos a mente em foco, por isso essa é mais uma vantagem de se estar em um coworking. Nesse espaço de trabalho você não tem o som alto do vizinho. Ou aquela pilha de roupas que fica te olhando esperando para ser lavada. Nem mesmo a série nova que acabou de lançar novos episódios. Todas essas atividades aparentemente demandam um tempo curto para serem feitas, mas acredite: elas nos tiram a concentração. E quando ela vai embora, sabemos bem o quanto é difícil recuperar.

Então, para não ser fisgado pela procrastinação dos afazeres do dia a dia, nada melhor do que fugir dos ambientes que te levam à esse caminho. Procure espaços que agucem sua criatividade. Busque os lugares que terão pessoas e empresas que poderá te ajudar nisso. Vá atrás de um coworking bem perto de você . Além de novos negócios, faça valer seu tempo!

3. Infraestrutura

Além de um ambiente propício, a infraestrutura adequada também é importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. Salas de reuniões, internet e endereço fiscal, são alguns exemplos.

Ter onde receber um cliente e poder oferecer um café faz toda a diferença. Isso vale para aquele novo cliente que você quer impressionar logo no primeiro encontro. Mas também para aqueles que queira manter uma boa relação. Sei que a aparência de um lugar não deve importar para provar que seu serviço é bom. Mas nada se compara a sala de casa com uma sala de reunião adequada. Concorda?

Uma dor muito comum entre os freelas é a qualidade de internet. Podemos trabalhar onde estivermos, se tiver internet! Mas nem sempre a internet colabora. Então nada melhor do que ter um espaço com a conexão garantida para fazer uma call, compartilhar um projeto ou até mesmo finalizar um serviço.

E sabe o que é melhor? Para ter qualquer uma dessas vantagens que citei, você não precisa pagar uma mensalidade. Você pode reservar um dia e ter todas essas vantagens. Inclusive você tem total liberdade de frequentar quantos coworkings quiser. E quando quiser também. Ah, e onde quiser. Se tiver em uma viagem e precisou trabalhar, busque um lugar próximo de você e trabalhe tranquilo nos seus projetos. É muito simples!

Já pensou poder trabalhar dos melhores espaços de coworking do país de uma maneira super econômica e também conhecer pessoas que podem ser seus futuros clientes?

O BeerOrCoffee é uma plataforma que te dá acesso aos melhores espaços de trabalho do país com planos 80% mais baratos que o próprio preço do espaço e a uma comunidade que gera bons negócios para você.

E, se além de todas essas vantagens, você ainda acredita no compartilhamento de ideias e está em busca constante pelo seu desenvolvimento, exclusivamente para a comunidade do Vivendo de Freela, estamos disponibilizando esse link para testar grátis esse novo mundo que tem muito à oferecer e ainda um desconto extra de 10% em todos os nossos planos!!!

Espero que possamos te ajudar a construir o trabalho da sua vida. 😉

Conte sempre com a gente!

Até a próxima!

Equipe BeerOrCoffee

Roberta Vasconcellos
Roberta Vasconcellos é CEO e Co-fundadora do BeerOrCoffee (beerorcoffee.com) – uma plataforma que te dá acesso aos melhores espaços de coworking e conexões do país. A startup representou o Brasil no Google Demo Day - Women's Edition 2016 e ganhou o primeiro lugar na 3ª rodada do Seed. Atua há 6 anos com startups, foi Co-fundadora do TYSDO - Things You Should Do e participa ativamente da comunidade local, o San Pedro Valley. Além disso, foi finalista do Prêmio CLAUDIA 2014 e escolhida pela Forbes Brasil em sua lista de "30 abaixo de 30" de 2015. Atualmente, faz parte do Global Shapers uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial e representou o Brasil no YLAI – Young Leaders of the Americas Initiative ( programa do US Department of State para potencializar empreendimentos da Am.Latina e Caribe - https://ylai.state.gov/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: