Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Grupos para freelancers no Facebook

É fácil conseguir indicações para jobs ou respostas para suas dúvidas  quando se tem um monte de amigos ou ex-colegas que estão (ou pelo menos já estiveram) na carreira solo. Mas, e quando você não tem ninguém por perto para ajudar nos dilemas da vida de freela? Existem muitos (e alguns bons) grupos para freelancers nas redes sociais para recorrer!

Grupos para freelancers – testados e aprovados!

Antes de você sair buscando loucamente por comunidades no Facebook que sejam úteis para seu trabalho como freela, dê uma boa lida neste post! Listei os melhores grupos dos quais participo e contei com ajuda de alguns leitores do blog para essa curadoria.

Agora você só precisa escolher aqueles que mais fazem sentido para seu dia a dia como freelancer. Boa sorte!

Vivendo de Freela

Aqui vai um pouco de jabá! O grupo do Vivendo de Freela é moderado e esse é um dos grandes pontos positivos. Nada de vagas furadas ou de “oportunidades de empreendedorismo”. Os leitores aqui do blog também são bem participativos por lá 🙂

Link

Freela Solidário

Grupo voltado aos freelas da área de comunicação e muito bom! Também tem regras claras e moderação, o que garante que o conteúdo não fuja muito de oportunidades, troca de experiências e conteúdo para a vida de freela.

Link

Preciso de Freela

Esse grupo tem praticamente só vagas de freelas – e de perfis bem variados. Vale a pena acompanhar, surgem alguns jobs interessantes por lá!

Link

Freelas Remotos

Grupo focado principalmente em jobs para redatores, desenvolvedores, designers e profissionais de marketing digital. Não vejo muitas postagens fora do contexto nele, o que é um ponto super positivo!

Link

Tá a fim de um freela?

Um dos grupos com maior número de participantes e onde são divulgadas muitas oportunidades de freela. Só precisa ficar de olho, a concorrência é grande por lá!

Link

The Freelancer Lifestylers

Esse grupo é do blog gringo The Freelance Lifestyle, que já rendeu inspiração para muitos posts aqui do Vivendo de Freela. O conteúdo da comunidade é muito bom, principalmente para quem quer conhecer mais sobre a vida de freela em vários lugares do mundo.

Link

{freela}

Mais um grupo bem movimentado no Facebook, com todo tipo de oportunidade – inclusive as furadas. Mesmo assim, não deixe de ficar de olho e também divulgar seu trabalho por lá!

Link

Redatores que Vendem

Esse grupo é só amor para quem trabalha com conteúdo. Moderação presente, boas vagas e oportunidades e conteúdo útil para ajudar nos jobs.

Link

JOBS – HOME OFFICE – FREELANCER – WEB DEVELOPMENT

Grupo moderado pelo leitor Danilo, específico para os freelas de desenvolvimento web. Sem vagas de pirâmide disfarçadas de empreendedorismo e com bastante oportunidade para a área!

Link

Adoro Home Office

Grupo do blog com o mesmo nome, com várias dicas para encarar a vida de home office e também divulgação de oportunidades de trabalho remoto, seja como freela, seja como colaborador de uma empresa.

Link

Transição para um trabalho com significado

Já que muitos de nós escolhemos a carreira solo como forma de encontrar mais significado no trabalho, não poderia deixar de estar neste post o grupo da Lella Sa. Lá você encontra conteúdo e inspiração para ser feliz no que faz!

Link

*este post tem a colaboração da leitora Talita Cruz, a partir do post publicado no Blog Buscando o Foco .

O que fazer nos grupos para freelancers?

Depois de entrar para grupos com foco profissional como são estes, não adianta ficar lá apenas de paisagem. Até porque o algoritmo do Facebook não vai entender que os conteúdos são relevantes para você  – e uma boa oportunidade pode passar voando longe de sua timeline.

Escolha participar de grupos relevantes para seu dia a dia e os acompanhe com uma certa frequência. Não, não precisa comentar todos os posts. Apenas ler os conteúdos já pode ajudar bastante no seu trabalho.

E também não deixe de vender seu peixe – outros freelas de sua área estão fazendo isso, por que não fazer o teste?

Você recomenda mais algum grupo para freelancers no Facebook? Deixe sua contribuição aqui nos comentários 🙂

Luciane Costa

Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

3 Comentários
  1. postado por
    Danilo
    ago 8, 2017 Reply
    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      ago 9, 2017 Reply

      Boa! Obrigada, Danilo!

  2. postado por
    Serrana Filetti
    out 13, 2017 Reply

    Tem também o Redatores Web. Há muita informação boa por lá, algumas vagas legais e outras nem tanto. Mas vale muita a pena acompanhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: