Muitos profissionais freelancers têm dificuldade na hora de colocar o preço no seu trabalho. Como na maioria das vezes nós não sabemos fazer os cálculos, vivemos o dilema de cobrar um valor muito baixo e acabar tendo prejuízo, ou definir uma quantia justa e correr o risco de não pegar o job. Será que fazer uma tabela de preços para freela pode ajudar nesse sentido?
Eu sinto informar, mas não existe uma receitinha mágica para você seguir e elaborar o valor que será cobrado pelo seu trabalho. Esse valor pode variar muito e depende de fatores, como a complexidade do cliente, a exigência do projeto, o grau de dificuldade das demandas e, é claro, o investimento que o cliente está disposto ou pode fazer naquele momento.
No começo da minha carreira como freelancer, eu usava como base de precificação alguns tipos de tabela de preços de freela encontradas na Internet. Mas, com o tempo e com a experiência que fui adquirindo, entendi que essa não era a forma mais correta — e que eu estava tendo mais prejuízo do que lucro.
A tabela de preços freela
Com o passar do tempo, cada freelancer encontra o seu jeito e a sua metodologia para precificar os seus serviços. Mas, se você está começando agora como freela ou ainda tem muitas dúvidas de como precificar o seu trabalho, as tabelas de preços para freelas podem servir como referência.
No entanto, é importante saber que elas não devem ser as únicas fontes de informação para que você consiga calcular o valor que será cobrado pelos seus freelas! Você pode observar os valores da concorrência, os valores que são cobrados por outras freelas e até mesmo desenvolver a sua própria metodologia para realizar essa cobrança — e elaborar também a sua própria tabela de preços de freela.
Se você está começando na carreira de freelancer, pode ajustar o seu valor/hora conforme a média de mercado. Mas, se você deseja cobrar um pouco mais que a média e se diferenciar, lembre-se que será necessário agregar valor.
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Como cobrar pelo trabalho: vale a pena ter a minha própria tabela de preços de freela?
Considerando todos os pontos que já levantamos até aqui, fica claro que é preciso fazer um orçamento diferente para cada cliente, afinal de contas cada projeto é único. Mas, quanto cobrar pelo meu trabalho? Cobro por hora, por projeto ou ofereço contratos recorrentes?
Vamos falar um pouco mais sobre cada forma de cobrança a seguir e entender se vale a pena elaborar a sua própria tabela de preços para freelas ou se é melhor avaliar cada caso do zero.
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Por hora ou dia
Realizar a cobrança de um projeto por hora pode não ser a opção mais benéfica ou mais eficiente para quem trabalha como freelancer, principalmente para os profissionais que já são mais experientes.
Isso porque, com o tempo de mercado e de conhecimento e a experiência adquirida ao longo da trajetória profissional, aquela tarefa pode ser executada mais rapidamente. Esse curto período de execução foi necessário para concluir a atividade, mas isso nem sempre representa o valor do trabalho que foi realizado.
Quando se trata de um projeto de curta duração ou de rápida execução, o freelancer pode optar por cobrar o dia de trabalho. Lembrando que o dia de trabalho não precisa representar necessariamente oito horas.
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Preço fixo ou por projeto
O preço fixo é uma das opções favoritas dos freelancers. Essa é uma forma de cobrança que possibilita que o profissional cobre o valor do trabalho realizado e não apenas o tempo ou quantidade de horas que demoraria para a realização daquelas demandas.
Já a cobrança por projeto é uma forma mais delicada, pois podem surgir contratempos e mudanças de planos ao longo do caminho. Isso não quer dizer que cobrar pelo preço fixo seja melhor do que cobrar por projeto.
Porém, é essencial que você entenda e avalie a necessidade do cliente no detalhe e levante todos os custos para conseguir mensurar com assertividade o tempo de execução, e consequentemente cobrar um valor justo e lucrativo. Nesse sentido, é possível ter uma tabela de preços de freela base e ajustar o valor para cada caso.
Contrato recorrente
Um contrato recorrente representa um vínculo mais duradouro com o seu cliente. Esse formato permite ao freelancer maior estabilidade, melhor controle financeiro e redução de inadimplência Além disso, quanto mais transparente for o relacionamento, maior a fidelização do cliente.
Você pode comercializar pacotes de serviços com uma oferta diferenciada e que ofereça para o cliente uma experiência mais personalizada. Dessa forma, ficará muito mais vantajoso a contratação recorrente do pacote do que os serviços de forma individual.
Quando o assunto é precificação vale a pena investir um tempinho a mais e fazer as contas no detalhe. Ter uma visão mais clara do projeto ou da demanda ajuda a minimizar os erros de cálculo e evita prejuízos.

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