Seja você um redator iniciante ou não, é bom ficar de olho na atualização do algoritmo do Google. Só no segundo semestre de 2022, foram mais de três mudanças relacionadas à indexação de conteúdo.
A mais recente, implementada em agosto, enfatiza o que bons redatores já sabem: o foco no conteúdo escrito por pessoas e para pessoas.
Parece óbvio, mas não é. Em meio a artigos bem elaborados nas primeiras posições do ranking, é possível encontrar sites apelativos, que utilizam métodos para ganhar cliques a qualquer custo.
Provavelmente, você já clicou em um artigo cujo título parecia genial e, ao abri-lo, teve a impressão de ler mais do mesmo: é o famoso “apanhadão” de conteúdo. A sensação é a de que estamos lendo um resumo, um compilado de vários textos e, no fim, nossa dúvida não é esclarecida.
As boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) para entregar ao leitor o que ele deseja continuarão sendo recompensadas. Caso contrário, o Google poderá classificar um artigo como focado em mecanismo de pesquisa e, assim, punir não apenas aquele conteúdo como o site inteiro.
Neste artigo, você entenderá a importância da atualização do algoritmo do Google, a implementação do conceito de conteúdo útil e as melhores formas de analisar se o seu conteúdo atende às novas exigências da plataforma.
Qual é a importância da atualização do algoritmo do Google?
A cada atualização do Google, seu site pode apresentar bom ou mau desempenho no ranking de SEO. As mudanças do algoritmo, embora sutis, impactam as métricas e assim nos permitem avaliar constantemente o que precisa ser melhorado no conteúdo orgânico.
Mesmo que você não seja da área de marketing ou trabalhe diretamente com análise de dados, acompanhar a performance do seu site é fundamental. E nem precisa ir muito longe para isso: com o Google Analytics, você tem um bom panorama de como andam as visualizações.
Para quem é redator freelancer e trabalha escrevendo artigos para seus clientes, vale prestar atenção nos resultados de pesquisa conforme o Google atualiza suas diretrizes. A atualização é um processo automatizado incorporado aos algoritmos e, a cada vez, costuma levar de uma a duas semanas para estabilizar.
Atualização de conteúdo útil do Google: o que é isso e quais os impactos para quem é redator?
Com base nas informações do próprio Google, fica claro que: a atualização de conteúdo útil recompensará conteúdos em que os visitantes sintam que tiveram uma experiência satisfatória.
A criação de conteúdo deverá ser original, pensada primeiramente para humanos e só depois ajustada para os mecanismos de busca.
Com a palavra “originalidade”, podemos citar uma série de perguntas, retiradas do blog do Google, para que você pense sobre o impacto do conteúdo que acabou de produzir.
Selecionamos dez dessas perguntas para explorar aqui, com foco em identificar gargalos para melhoria do seu conteúdo depois da última atualização do algoritmo do Google:
- Você confiaria nas informações apresentadas neste artigo?
- Este artigo foi escrito por um especialista ou entusiasta que conhece bem o assunto ou é de natureza mais superficial?
- Os tópicos são direcionados por interesses genuínos dos leitores do site ou o site gera conteúdo tentando adivinhar o que pode ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa?
- O artigo fornece conteúdo ou informações originais, relatórios originais, pesquisas originais ou análises originais?
- O site é uma autoridade reconhecida em seu tópico?
- Para uma consulta relacionada à saúde, você confiaria nas informações deste site?
- Você reconheceria este site como uma fonte confiável quando mencionado pelo nome?
- Este artigo fornece uma descrição completa ou abrangente do tópico?
- Este é o tipo de página que você gostaria de marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?
- Você esperaria ver este artigo em uma revista impressa, enciclopédia ou livro?
Resumindo, redator: seja transparente na produção do seu conteúdo. Nada de fazer uma salada mista, pescando um pouco de cada site, achando que o Google não conseguirá identificar. Ele está atento.
Repetir palavras-chave, disfarçando aqui e ali ao longo do texto, também não vale. Estude seu público-alvo e escreva para ele, considerando em qual etapa ele se encontra: atração? Captura? Conversão? Pense que tipo de termo o leitor buscaria e como seu conteúdo entregaria as respostas. Generalizações não serão bem-vindas, logo, mantenha o foco.
>> Como não ser apenas mais um redator de conteúdo freelancer?
Confira duas dicas para lidar com a atualização do algoritmo do Google
Segundo Danny Sullivan, especialista do Google, embora o conteúdo humanizado ganhe cada vez mais destaque, isso não invalida as práticas recomendadas de SEO. O negócio é buscar equilíbrio: com um conteúdo que prioriza as pessoas, o SEO entra para unir o útil ao agradável.
1. Não se apegue tanto às regras
Nesse sentido, a primeira dica é: se apegar demais às regras não combina com conteúdo satisfatório. Um bom exemplo seria a paranoia gerada pelo número de caracteres ou palavras solicitadas num artigo.
Imagine que você combinou com seu cliente que escreverá um artigo de no máximo 500 palavras, mas o tema é complexo e você pode acabar ultrapassando esse limite: para o algoritmo do Google, ótimo! Significa que você escolhe se aprofundar no conteúdo. Para o seu cliente, melhor ainda: mais bem posicionado ficará o artigo dele. Para você, um alerta: reveja essa história de limitar o número de caracteres ou palavras. Se você escreve bem e consegue solucionar as dores de quem estava pesquisando e encontrou seu conteúdo, tá tudo certo.
2. Consistência e foco são necessários
A segunda dica: autoridade se constrói lentamente, com constância e foco em um único assunto. A partir desse tema principal, você poderá abordar outros pontos derivados dele. Portanto não desvie do seu nicho.
Quando há mistura de nichos, serviços, produtos, etc., o leitor pode ficar confuso e isso será automaticamente penalizado pelo Google. Como? Menor classificação nas SERPs (Search Engine Results Page), conhecida como a página de resultados das pesquisas feitas na internet.
Quanto maior o foco, maior a autoridade, logo, maiores as chances do seu conteúdo ser considerado de valor tanto pelas pessoas atrás de soluções quanto para os mecanismos de buscas.
Resumo: atualização do algoritmo do Google para quem é redator
- Só no segundo semestre de 2022, foram mais de três mudanças na última atualização do algoritmo do Google relacionadas à indexação de conteúdo.
- As mudanças, embora sutis, impactam as métricas e seu site pode vir a apresentar um desempenho melhor ou pior após as atualizações.
- Os redatores precisam ficar ligados nos resultados de pesquisa conforme as atualizações das diretrizes.
- A atualização de conteúdo útil recompensará conteúdos em que os visitantes sintam que tiveram uma experiência satisfatória.
- A criação de conteúdo deverá ser original, pensada primeiramente para humanos e só depois ajustada para os mecanismos de busca.
- O negócio é buscar equilíbrio: com um conteúdo que prioriza as pessoas, o SEO entra para unir o útil ao agradável.

Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃