Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Quer aumentar a produtividade no trabalho? Ouça música!

Poucas coisas na vida podem ser consideradas tão unânimes quanto a música. Não há quem não tenha um estilo musical preferido e se sinta bem ao ouvi-lo. Ouvir música relaxa e deixa a gente mais alegre. E, além de fazer bem para a alma, ela também pode aumentar a sua produtividade no trabalho!

Algumas pesquisas científicas identificaram que ela realmente ajuda a manter o foco no trabalho ou nos estudos, nos deixando mais criativos e dispostos. Vamos ver como isso isso é possível? Aumente o som e preste atenção nesse artigo para saber mais!

Como a música pode aumentar a produtividade no trabalho?

Muitas vezes, ligar o som e colocar o fone de ouvido significa desligar-se do mundo externo, o que é ótimo para manter a concentração e, consequentemente, produzir mais.

Mas existe ainda o efeito biológico que a música provoca: ela ativa uma área do cérebro chamada núcleo accumbens, responsável pela liberação de dopamina, uma substância responsável pela sensação de bem-estar e motivação.

É perfeito para aqueles dias em que você precisa “dar um gás” nas suas tarefas.

Quer mais motivos para ouvir música enquanto trabalha?

Um estudo feito com profissionais de TI na Universidade de Windsor, no Canadá, demonstrou que aqueles que ouviam música antes e durante a execução das tarefas apresentaram melhor desempenho e ficaram menos ansiosos, tendo mais criatividade para solucionar problemas do que aqueles que trabalharam em silêncio.

Quais os melhores estilos musicais para o ambiente de trabalho?

A resposta para essa questão poderia ser “depende do que você curte”, mas não é tão simples assim. Na verdade, isso tem mais a ver com o tipo de tarefa que você vai executar.

Obviamente, você pode optar pelo som que mais te agrada, mas a ciência atesta que existem gêneros mais apropriados para realizar algumas atividades do que outras, ajudando a aumentar a produtividade no trabalho.

Para ficar mais claro, classificamos algumas atividades de acordo com o tipo de música ideal:

Para tarefas consideradas chatas ou repetitivas

Quando você precisa terminar uma tarefa rapidamente, uma boa pedida é rock ou música clássica.

A revista Neuroscience of Behavior and Physiology publicou um estudo que diz que estes gêneros nos deixam mais “espertos” para ler ou lidar com números. Portanto, se você tem que limpar sua caixa de e-mails ou organizar tarefas, escolha um deles.

Para ser mais criativo

Agora, se o seu trabalho requer uma boa dose de criatividade — como é o caso da maioria de nós, freelancers — pegue um cafezinho para dar aquela animada e dê uma chance aos sons instrumentais, ou então aos “ruídos” do cotidiano, da natureza etc.

Já existe até um gênero para isso: é o ASMR, que, em português, significa resposta sensorial autônoma do meridiano. Em outras palavras, são “barulhinhos” que nós mesmos produzimos e que causam sensações.

Apesar de não haver base científica sobre os efeitos do ASMR, para algumas pessoas, esses sons podem ser bons aliados na hora de criar.

Para atividades que exigem foco

Precisa de um esforço maior para se concentrar? Então, resista à tentação de escutar o álbum novo da sua banda predileta e selecione aquela playlist antiga, de canções bem conhecidas.

Isso porque se você for ouvir uma música de que gosta muito, ou mesmo algo desconhecido, seu cérebro vai liberar mais dopamina do que o normal, fazendo com que você preste mais atenção na letra e na melodia novas do que na sua tarefa.

Vale lembrar que as instrumentais também dão uma forcinha para aumentar o foco.

Para situações de estresse

Tem dias que tudo parece mais difícil, né? Nesses momentos, nada melhor do que colocar aquele seu som favorito. Mas dê preferência às músicas alegres, que vão levantar o seu astral!

Com isso, você com certeza vai se sentir mais relaxado e confiante.

Quando o assunto é a mente humana, nada é 100% certo.

Como vimos, a música pode melhorar o rendimento no trabalho de várias maneiras.

Porém, é importante dizer que nada do que foi mencionado aqui é uma fórmula, ou seja, algumas pessoas conseguem ter melhores resultados ouvindo música instrumental e outras não.

Agora, a pergunta que não quer calar é: tem alguma música ou playlist que te ajuda a ser mais produtivo nos seus jobs freelancer? Conta pra gente nos comentários — e aperta o play!

Fatima El Kadri
Jornalista e produtora de conteúdo Web alinhado às técnicas de SEO e Inbound Marketing. Apaixonada por adquirir e compartilhar conhecimento neste universo digital.

Comentários

3 Comentários
  1. Avatar
    postado por
    Renata
    set 4, 2019 Reply

    Para atividades que exigem concentração, recomendo a playlist This is Ludovico Einaudi. O maestro e pianista arrasa na música instrumental. As melodias são lindas demais!

    • Fátima
      postado por
      Fátima
      set 5, 2019 Reply

      Vou experimentar, Renata!

    • Avatar
      postado por
      Fábio
      set 14, 2019 Reply

      Também experimentarei haha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: