Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

8 sites com cursos gratuitos para freelancers

O mercado não está fácil para ninguém e os profissionais mais disputados são aqueles que estão sempre em busca de qualificação. Mas, nessa vida de freela, nem sempre é fácil guardar uma grana para investir em bons cursos, não é mesmo?

O que não é motivo para desanimar, afinal, como todo mundo já sabe, o ensino a distância facilitou bastante a vida de quem quer se aperfeiçoar profissionalmente. E o melhor é que há muito conteúdo de qualidade e com acesso grátis espalhado por este maravilhoso mundo da Internet!

Selecionamos oito sites com cursos gratuitos para freelancers (e não freelancers também) que vão te ajudar a dar aquela turbinada no seu currículo ou portfólio! Quer saber quais são? Continue lendo o artigo.

Universidade Rock Content

Seja você um freelancer experiente ou iniciante, já deve ter ouvido falar na Rock Content. A empresa especializada em marketing digital oferece cursos gratuitos na área, incluindo o de Produção de Conteúdo Web.

Uma boa dica para quem está começando ou pretende iniciar uma carreira como freelancer é fazer este curso, porque com ele você pode se cadastrar na Plataforma de Conteúdo da Rock Content, se candidatar para as diversas categorias disponíveis e conseguir seus primeiros jobs por lá. Acesse o site da Universidade Rock Content e inicie já seus estudos!

Hubspot

A Hubspot é outra empresa de marketing digital, com sede nos Estados Unidos, que nos presenteia com uma série de cursos gratuitos para freelancers.

São treinamentos bem completos, que ensinam como criar uma estratégia de conteúdo com as principais ferramentas utilizadas atualmente para atrair clientes, fazendo com que uma organização ou produto ganhe destaque na internet.

Tem cursos de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Vendas, Instagram e Facebook Marketing e muitos outros! Sem falar que a certificação da Hubspot é muito bem vista no mercado.

O conteúdo é em inglês, mas se você não fala o idioma, não se preocupe, os vídeos contém legendas em português. Para fazer seu cadastro na Hubspot Academy, acesse aqui.

Descola

A Descola é uma “escola de inovação” online.

Aqui, você não vai encontrar cursos tradicionais, mas sim que prometem ensiná-lo a pensar “fora da caixa”, acompanhando a velocidade do mundo digital.

O site tem conteúdos gratuitos e pagos, incluindo o curso “Como ter uma gestão profissional da sua carreira freelancer”, da Luciane Costa, a criadora do Vivendo de Freela. Não vai perder, né? Visite o site para saber mais.

Sebrae

O portal do Sebrae é um prato cheio para quem precisa desenvolver suas habilidades de empreendedor — o que, cá pra nós, é essencial para o sucesso de qualquer profissional freelancer.

Lá, você tem tudo o que precisa para aprender a gerenciar bem o seu negócio, desde como montar o seu planejamento estratégico (público-alvo, captação de clientes, estratégias de venda, plano de marketing, matemática financeira), até atendimento ao cliente. Basta acessar o site e decidir por onde começar!

Endeavor

A Endeavor é uma organização global sem fins lucrativos que apoia startups (empresas com alto potencial de crescimento). E, para isso, oferece treinamentos online gratuitos, que também são muito úteis para nós, freelancers.

Ela é parceira do SEBRAE no desenvolvimento de conteúdos, por isso os cursos seguem a mesma linha, cobrindo os tópicos básicos do empreendedorismo, como administração, marketing, RH e finanças. Acesse o site e confira!

FGV Online

Uma das instituições de ensino mais importantes do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas assume o compromisso de contribuir para a capacitação de muitos profissionais que não possuem condições de pagar uma especialização, oferecendo uma grande variedade cursos gratuitos online em todas as áreas do conhecimento.

Com certeza, você poderá desenvolver muitas competências importantes para sua carreira de freelancer sem pagar nada! Conheça os treinamentos disponíveis clicando aqui.

Learncafé

O Learncafé é uma plataforma de cursos online pagos e gratuitos onde você se cadastra gratuitamente e paga por curso ou escolhe um dos planos disponíveis e tem acesso ilimitado por até R$ 39,90 / mês.

O catálogo do site oferece mais de 5.500 cursos nas áreas de tecnologia, educação, idiomas, administração e diversas outras áreas. Vale a pena dar uma olhada no curso de Marketing Digital, que está entre os gratuitos.

O diferencial deste site é que você também pode compartilhar seus conhecimentos e ainda faturar uma graninha extra, produzindo as suas vídeo aulas e disponibilizando-as para os usuários. Como autor do conteúdo, você define o valor do curso e recebe 50 % por cada aluno inscrito.

Canal USP e E-aulas

Sabe quando você está escrevendo aquele blog post sobre um tema “cascudo” e tem a sensação de que faltou na aula de português, história ou geografia? Ou precisa entender melhor uma questão de direito, economia ou qualquer outra disciplina importante? Pare tudo e dê uma olhadinha no Canal da USP no Youtube ou no portal E-aulas.

A Universidade de São Paulo dá acesso livre a essas e outras aulas na íntegra, que fazem parte do currículo de graduação, pós-graduação, cursos de extensão e até do ensino médio. O conteúdo pode enriquecer não só os seus textos, mas ampliar o seu repertório de temas e te ajudar a conquistar mais clientes.

A maioria dos cursos são livres, ou seja, não emitem certificado, mas alguns o fazem mediante o pagamento de uma pequena taxa. Por isso, preste atenção nas informações antes de se inscrever. No mais, é só mergulhar nos estudos para valorizar seu trabalho e conquistar os melhores jobs!

Conhece algum outro site que oferece cursos gratuitos para freelancers? Compartilhe conosco nos comentários!

Fatima El Kadri
Jornalista e produtora de conteúdo Web alinhado às técnicas de SEO e Inbound Marketing. Apaixonada por adquirir e compartilhar conhecimento neste universo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: