Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Dica de leitura para freelancers: Business Model You

Você já pensou em si mesmo como uma empresa? Já imaginou sua carreira dentro de um modelo de negócios? Fui convidada para indicar uma dica de leitura para freelancers no Blog Carnival e aproveitei para escrever sobre um livro que ajuda a refletir sobre essas perguntas!

O Business Model You é daqueles livros que você tem que ler com um bloco de papel e uma caneta do lado, pois ele propõe vários exercícios e reflexões ao longo de suas páginas. No final, a ideia é que você reinvente sua carreira, tornando-a muito mais conectada com sua missão de vida. Ficou interessado?

Business Model You: por que é minha dica de leitura para freelancers?

Eu gosto muito de falar sobre carreira aqui no Vivendo de Freela e não é por acaso: escolher seguir uma carreira solo como freelancer envolve pensar muito sobre esse tema e também redescobrir muitas coisas sobre ele. A gente é forçado a se conectar melhor com nossas motivações, aprende sobre nosso perfil profissional e entende melhor sobre a nossa contribuição para o mundo.

Para mim, no meio de toda a transição de freela nas horas vagas para freelancer full time, apareceu o Business Model You, livro que meu pai tinha me dado há alguns anos e eu nunca tinha realmente tentado ler. Mas eis que a sincronicidade da vida me apresentou ele novamente em uma daquelas limpezas de armário…

Dá para dizer que a leitura do Business Model You foi uma terapia para essa minha etapa de vida. No início, eu ainda morria de medo das incertezas desse mundo novo, perdia meu foco olhando vagas de emprego, ficava horas sem fazer nada, apenas angustiada com a nova rotina… O livro me ajudou a entender o que eu realmente estava buscando e quais as forças que deveria usar para alcançar a minha própria definição de sucesso. Por tudo isso essa é a minha dica de leitura para freelancers!

business model you

Sobre o Business Model Canvas

Antes de falar mais sobre o Business Model You, é preciso mencionar o Business Model Canvas, ferramenta de modelo de negócios que deu origem a ele. Ele é um quadro que permite de maneira bem visual planejar as principais funções de um negócio e a relação dele com seus diferentes públicos.

Neste modelo são definidos:

  • Atividades-chave
  • Recursos necessários
  • Rede de parceiros
  • Proposta de valor
  • Clientes
  • Canais
  • Relacionamento
  • Estrutura de custos
  • Receitas

Seu modelo de negócios pessoal

Vamos então ao modelo de negócios pessoal! Utilizando como base a metologia Canvas, no livro você define para si mesmo todos esses elementos, como se fosse uma empresa. Falei um pouco sobre isso no post em que comento sobre quando o dinheiro não é mais o objetivo principal para seu trabalho, mencionando a estrutura de custos pessoal.

Neste caso, em estrutura de custos, além de fatores financeiros, entram outros “custos” de sua vida profissional, como estresse, saúde, ficar longe da família, entre outros.

O quadro abaixo é uma representação do modelo de negócios pessoal e explica melhor como cada item da estrutura deve ser considerada em uma análise referente à sua carreira:

Business Model You português
Tradução para português do quadro de modelo de negócios pessoal. Fonte: businessmodelyou.com

Entre os principais aprendizados que tive com esse livro, separei alguns que me ajudaram a repensar sobre minha carreira.

Entender quem você é

Lembra o que gostava de fazer quando era criança ou adolescente? E o que ainda gosta de fazer nas suas horas livres? O Business Model You ajuda a entender o quanto é importante conectar suas paixões com o que faz profissionalmente.

O livro também tem vários exercícios de autoconhecimento, nos quais você descobre seus pontos fortes e as competências que ainda precisa desenvolver. Um do qual eu gostei muito é pensar em todos os papeis que cumpre em sua vida (jornalista, freelancer, filha, namorada, irmã, etc), mencionando o que mais gosta nesta “função”. Depois, cruzando as informações, você consegue entender melhor o que motiva você no que faz e na relação com as pessoas.

Descobrir sua missão

Este é o grande “UAU” do livro: descobrir seu propósito de vida e conectá-lo com o que quer fazer na sua carreira. No meu caso, já tinha alguns indícios do que seria essa missão, o Business Model You apenas ajudou a formatá-la.

Existem, porém, vários exemplos dados pelos autores sobre pessoas que descobriram algo totalmente fora do que esperavam. Bastante inspirador!

Reinventar sua carreira

Por fim, depois de definir todos os elementos de seu modelo de negócios pessoal e de entender melhor seu propósito, o livro dá os cominhos para que você reinvente sua carreira, buscando um trabalho com mais propósito e realização.

Não vou dar mais detalhes sobre essa parte, porque vale realmente descobrir como acontece essa redescoberta profissional passando por toda a sequência de reflexões proposta pelos autores. Não quero acabar com a graça!

Boa leitura – e redescoberta!

livros

Se você está precisando dar uma chacoalhada na carreira, recomendo muito essa leitura. E sem preconceito que seja mais um livro de auto-ajuda sem profundidade… O Business Model You realmente consegue provocar reflexões, propondo de forma prática redescobertas para sua vida profissional.


Você tem outra dica de leitura para freelancers? Compartilhe com os outros freelas aqui nos comentários! 🙂


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Deixe um comentário

Desenvolvido por: