Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Lifestyle Design: é realmente possível criar o seu estilo de vida?

O que é esse tal de “lifestyle design” sobre o qual tanto se fala na internet e em livros como o Trabalhe 4 horas por semana? Será que nós somos realmente capazes de projetar nosso estilo de vida e de viver do jeito que sonhamos?

Quando olhamos atentamente, parece haver muito o que sonhar, mas, chegar lá de fato, parece ser algo que somente poucos conseguiram alcançar.

A promessa do lifestyle design

Tente procurar no Google por “lifestyle design” (com as aspas) e encontrará mais de 3 milhões de resultados. A Amazon possui mais de 4 mil resultados para livros sobre “design de estilo de vida”. Claramente, este é um tópico em que muitos de nós estamos interessados. Afinal, a promessa de “projetar” a sua própria vida é muito atraente, não é?

Inclusive… muitos freelancers apostam no modelo de carreira independente exatamente por isso!

Em resumo, a promessa do lifestyle design é que podemos realmente criar o estilo da vida que queremos. Você pode viver como quiser, onde quiser. Você pode trabalhar quando quiser, fazendo as coisas que gosta, com as pessoas de quem gosta. E se você optar por não trabalhar, poderá criar isso também.

Pelo menos essa é a promessa.

Como os milhares de livros e milhões de acessos na Internet já indicam, isso é algo em que muitos de nós (se não todos) estamos interessados. Gostaríamos de viver uma vida sem preocupações, sem medo, tendo prazer em tudo o que fazemos.

Mas poucos de nós conseguem viver o estilo de vida desejado. Existem barreiras demais.

As barreiras para viver a vida que você deseja

Algumas pessoas parecem ter nascido no estilo de vida que gostaríamos de ter. Elas nasceram ricas ou de alguma forma caíram em uma vida com a qual estão completamente satisfeitas. Essas são as poucas pessoas que admiramos de longe.

Para a maioria de nós, a vida que teríamos desenhado parece fora de alcance. Temos restrições – nascemos pobres, desfavorecidos ou com a cor errada. Como resultado, lutamos tanto para manter a cabeça acima da água que nem conseguimos pensar em nadar até a praia.

Mesmo que não tenhamos as desvantagens que outros enfrentam, estamos envolvidos em um mundo de crescimento acelerado, aprendendo algo, conseguindo um emprego, tendo uma família e pagando as contas. Problemas do dia a dia, mas é com isso que devemos lidar.

Apesar de a promessa de que lifestyle design pode ser algo para todos nós, realmente projetar e viver essa vida desejada parece quase fora de alcance.

Então, será que você pode mesmo criar seu estilo de vida?

Uma pergunta melhor é: você pode projetar seu estilo de vida e torná-lo real?

A resposta é sim, você pode. Mas há algumas ressalvas.

Ressalva n°1: saiba como é seu estilo de vida ideal

Todos temos sonhos de como seria nosso estilo de vida ideal. Mas, para a maioria, eles permanecem exatamente isso – sonhos. Imagens de trabalho na praia, dias de descanso na piscina, festas com amigos – quaisquer que sejam os sonhos, para muitos eles continuam sendo apenas sonhos.

Mas, enquanto algo permanece em sua mente, continua sendo um sonho. Então, você precisa dar o primeiro passo para torná-lo realidade – e esse passo é muito simples:

Coloque no papel como seria seu estilo de vida ideal

Quando você escreve como é o seu estilo de vida ideal, está realmente avançando um pequeno passo em direção a ele. Você deu um pequeno passo à frente de sonhar para torná-lo real. Se você não escrever, seus sonhos permanecerão sonhos.

Ressalva n°2: um passo de cada vez

Chegar ao seu estilo de vida ideal não começa do dia para a noite. Começa com um pequeno passo. Uma coisa que você pode fazer – esta semana – para se aproximar do seu estilo de vida ideal.

Vamos ver como isso funciona.

Criando seu estilo de vida um passo de cada vez

Então, digamos que você deu o primeiro passo e escreveu como é seu estilo de vida ideal. E digamos que uma das coisas que você imagina em sua vida ideal é mais tempo com a sua família.

O que o impede – agora – de decidir trabalhar menos e aproveitar mais? De ter mais tempo com sua família?

Na maioria das vezes, sentimos que não podemos tirar mais tempo de folga e descanso porque temos que trabalhar duro para sobreviver. Mas como você provavelmente já sabe, o trabalho será expandido para preencher o tempo disponível que houver. Quanto mais tempo você alocar para o seu trabalho, mais trabalho terá.

Se você decidiu que, por exemplo, não vai mais trabalhar nos finais de semana, terá menos tempo para fazer seu trabalho. Isso o forçará a realizar seu trabalho em menos tempo – e isso significa que você precisa de mais produtividade. Precisará encontrar maneiras de realizar seu trabalho antes do fim de semana para poder tirar uma folga – e isso é uma coisa boa.

Se conseguir fazer isso (ou qualquer que seja o pequeno primeiro passo que decidir dar), você já se aproxima um pouco do seu estilo de vida ideal.

Mesmo pequenos passos ajudam a chegar lá

“Uma jornada de mil milhas começa com um único passo” é um ditado originado de um famoso provérbio chinês.

Esse ditado ensina que mesmo os empreendimentos mais longos e mais difíceis têm um ponto de partida; algo que começa com um primeiro passo. Dar o primeiro passo para o seu estilo de vida ideal não exige que você faça as malas e se mude para algum paraíso tropical – basta apenas dar um pequeno passo.
E depois de dar o primeiro pequeno passo, você dá outro passo. Um pequeno.

Se seu objetivo é passar mais tempo com sua família, você pode começar não trabalhando nos finais de semana. Depois, você pode limitar seu tempo de trabalho a menos horas durante o dia, para poder passar mais tempo com sua família à noite. E você pode reservar férias com seis meses de antecedência (e pagá-las para não ter uma desculpa para cancelá-las ou adiá-las).

Cada pequeno passo que você dá para o seu estilo de vida ideal leva você para mais perto dele. Você não precisa ferver o oceano para chegar lá; só precisa fazer uma pequena coisa que o aproxime. Uma este mês, e mais uma no próximo mês, e assim por diante.

E, antes que perceba, estará no meio do caminho.

Uma jornada de pular barreiras

Ao longo do caminho, haverá muitas barreiras. Se o seu estilo de vida ideal incluir viagens, por exemplo, você precisará viajar barato ou criar as reservas financeiras necessárias para viajar com um pouco mais de estilo.

Cada passo adiante pode revelar mais barreiras. A boa notícia é que todas elas podem ser superadas – algumas mais facilmente do que as outras. Mas se persistir, poderá superá-las. Pode levar tempo, e você nem sempre terá sucesso na primeira vez.

Mas você pode chegar lá. Um passo de cada vez.

Resumo: a promessa de uma vida mais feliz

A promessa do lifestyle design é que você pode projetar sua vida ideal para ser mais feliz, mais realizado e, sim, ter mais coisas, se é isso que você gosta.

O primeiro passo que você deve tomar para tornar a vida ideal real é descrevê-la. Até você fazer isso, seus sonhos permanecerão sonhos. Então, você precisará dar um pequeno passo em direção a esse objetivo. Cada pequeno passo aproxima você do seu estilo de vida ideal.

E então você terá que superar as barreiras que a vida coloca em seu caminho. Em alguns casos, você terá que repensar como ganha a vida. Em outros, terá que repensar como e onde gasta o seu tempo. Mas cada barreira pode ser superada.

Saber onde você quer estar e dar um pequeno passo de cada vez em direção a esse objetivo levará você até lá.

O que você pode fazer agora?

  1. Anote como é a sua vida ideal.
  2. Dê um pequeno passo em direção a essa vida.
  3. Identifique as barreiras que o impedem.
  4. Supere essas barreiras (é mais fácil falar do que fazer, eu sei – mas você pode fazê-lo).
  5. Você está um passo mais perto. Enxague e repita.

E aproveite cada passo da sua jornada.

Artigo originalmente publicado no site britewrx, traduzido e adaptado com autorização do autor, Neville Chamberlain. 

Autor Convidado
Autores incríveis que compartilham seu conteúdo com o Vivendo de Freela. Uma seleção feita com o coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: