Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Meditação e trabalho: como ela tem me ajudado na rotina de freelancer

Quem trabalha como produtor de conteúdo ou qualquer outra atividade sabe que nem sempre estamos bem para criarmos. Afinal, estudar um projeto, pesquisar, colocar as ideias no papel ou na tela do computador não é uma tarefa tão fácil. Muitas vezes, isso exige um grande esforço físico e mental. Mas aí, há algumas técnicas que podem te ajudar e uma delas é a meditação.

Neste post, resolvi falar um pouco sobre como essa técnica tem me ajudado no meu trabalho como freelancer e também à frente do meu site, o Empreender Depois dos 30. Vou te explicar o que é a meditação, quando você deve procurar ajuda de um terapeuta, quais os benefícios e técnicas que utilizo para estar bem durante o dia e produzir mais e melhor. E aí, tem curiosidade em relação ao tema? Então, continue lendo o artigo!

O que é a meditação?

Bom, eu não sou nenhuma especialista no assunto, mas fazendo algumas pesquisas descobri que a meditação é mais do que relaxar a mente ou concentrar-se em algo. Ela serve para você se conhecer melhor e pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar e independente da religião.

Ao meditar, você olha para si mesmo (a) e reconhece que é preciso mudar como pessoa e rever seus pensamentos. Sabe aqueles problemas que você insiste em ignorar? A meditação te ajuda a compreendê-los e a resolvê-los.

Quando procurar ajuda profissional?

No meu caso, precisei passar por uma crise de ansiedade devido ao excesso de trabalho e outros problemas para procurar ajuda. Mas posso te dar algumas dicas sobre quando você deve procurar um terapeuta. Se você tem dificuldades para dormir e se pensa em várias coisas ao mesmo tempo (tem o pensamento acelerado) faça meditação. O mesmo vale para quem tem dificuldades em começar um artigo ou se desligar das redes sociais, pois saiba que Facebook, Instagram e qualquer outra rede são capazes de atrapalhar a sua produtividade.

Meditação e Trabalho: quais os benefícios para quem é freelancer?

Alivia a ansiedade

Sou muito ansiosa e a meditação tem me ajudado a controlar a ansiedade. Antes de conhecer algumas técnicas, eu sofria com um aperto no peito, coração acelerado, mãos geladas e suor excessivo. Hoje, cada vez que eu medito, tenho menos sintomas. Sem falar que sou mais organizada nas minhas tarefas diárias e não entro em pânico se tiver que fazer dois ou três textos por dia.

Desenvolve a concentração

Outro benefício da meditação para o freelancer é que ela desenvolve a concentração. Ao meditar, você aprende a ter foco e volta a sua atenção para coisas simples como a sua própria respiração ou partes do seu corpo. Com o tempo, você deixa de procrastinar em situações que tiram a sua atenção, pois quando você se concentra, foca na tarefa que realmente é necessária..

Reduz o estresse

O estresse faz parte da vida de qualquer pessoa e, muitas vezes, afeta quem é freelancer. Cuidar dos clientes, das finanças, dos trabalhos diários são tarefas que exigem muito de nós mesmos. E quando ficamos sob pressão, o que acontece? Sentimos mais estressados e tensos. Entretanto, a prática da meditação tem me proporcionado prazer e equilíbrio necessários para a minha saúde mental e física. Ela alivia toda a tensão da rotina e controla alguns fatores que reduzem o estresse.

Promove o equilíbrio emocional

Aprendi com a minha terapeuta que é importante ter o equilíbrio emocional para poder trabalhar, conviver com as pessoas e ser feliz. A meditação me ajuda a conquistar esse equilíbrio. Quando medito, o que importa no momento sou eu e os meus pensamentos. É como se o resto do mundo não existisse. É simplesmente uma sensação incrível de paz.

Melhora a qualidade do sono

Se você é como eu e tem dificuldades para dormir, então medite. A prática da meditação relaxa o corpo e a mente. Um estudo realizado pela Royal Philips, empresa com sede na Holanda e especialista em cuidados do coração, revelou que 76% da população no mundo já teve problemas relacionados ao sono. Entre eles, a insônia é o mais comum.

Em muitos casos, a insônia é resultado da agitação da mente, o que impede o relaxamento e o descanso adequados. No entanto, por meio da meditação, você consegue acalmar os seus pensamentos, relaxar e desfrutar de uma noite de sono profunda.

Quais as técnicas de meditação que pratico?

Respiração

Utilizo essa técnica sempre quando tenho crises de ansiedade ou fico preocupada na hora de entregar aquela tarefa com o deadline apertado. Essa técnica é ideal para quem quer começar a meditar. Para praticá-la, reserve dez minutos do seu dia, fique em uma posição confortável, feche os olhos e preste atenção em sua respiração. Fique atento como o ar entra e como o seu corpo se comporta durante o exercício.

Meditação guiada

Essa é uma técnica interessante. Também é indicada para quem deseja começar a meditar. As meditações guiadas trabalham a sua criatividade, o que é importante para quem cria textos, peças publicitárias e outros trabalhos que envolvem a arte. Se você tem dificuldades para observar os seus pensamentos, a meditação guiada poderá te ajudar. Ela também ensina o que realmente é meditar. No Youtube, você encontra vários vídeos com essa técnica.

Ho’oponopono

Sem dúvida, essa é a minha técnica preferida. Ho’oponopono parece uma palavra super complicada, mas tem um significado que nos ensina muito. A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”. Ho’oponopono significa corrigir um erro ou tornar certo. Essa técnica foi criada no Havaí pelo professor Ihaleakala Hew Len. O objetivo é ajudar quem medita a encontrar a cura por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas o seu mesmo.

Você compreende que se a sua mente e seus pensamentos são a causa dos seus problemas, eles também são capazes de resolvê-los. A técnica proporciona um momento de paz que te ajuda a refletir sobre os seus sentimentos, dentro de sua rotina corrida. E para praticar essa técnica é muito simples. Basta repetir as palavras-chave do ho’oponopono: sinto muito, me perdoe, eu te amo e sou grato.

Essas palavras são capazes de te guiar a quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão. E o que tudo isso tem a ver com ser freelancer? Essas palavras te ajudam a assumir o controle da sua própria vida. Resumindo, essa técnica pode ser definida como um processo para você solucionar os seus problemas e isso deve acontecer dentro de você mesmo (a). Se você quiser conhecer essa técnica, aqui está a que eu utilizo para meditar.

Agora que você viu como a meditação ajudou no meu trabalho freelancer, espero que você também passe a meditar. Vai por mim, você irá ver os benefícios da meditação e será um profissional ainda mais criativo.

E você, já praticou a meditação? Conta aqui a sua experiência!

Serrana Filetti
Serrana Filetti é jornalista graduada,produtora de conteúdo web e editora do blog Empreender Depois dos 30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: