Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Melhores podcasts para ouvir no ônibus – ou no carro, no metrô…

Faz 7 anos que me mudei para São Paulo. Antes disso, apesar de morar em Porto Alegre, uma cidade muito menor, ficava a pelo menos 1 hora de ônibus da faculdade, do trabalho ou dos barzinhos que meus amigos frequentavam. Ou seja, sou uma grande especialista em “perder tempo” no trânsito.

 

E o pior: não consigo ler em veículos em movimento, mal consigo olhar as mensagens no WhatsApp quando o carro para na sinaleira (ou sinal, farol, semáforo). Por isso, a música sempre foi minha companhia nos trajetos.

 

Só que fui começando a me incomodar de não usar esse tempo para algo mais útil…Foi assim que dei uma chance para um formato de conteúdo do qual nunca fui muito fã: os podcasts.

 

Amor à primeira ouvida. Pelo menos para aproveitar o tempo no ônibus, no metrô ou no Uber.

 

Com o tempo fui descobrindo os melhores podcasts para me acompanharem nesses trajetos e resolvi compartilhar aqui com vocês neste artigo!

 

Minha lista de melhores podcasts

 

Como esse caso de amor é recente, já vou avisando que a minha lista de melhores podcasts é totalmente baseada no que fui encontrando por acaso nas playlists do Spotify ou que recebi de indicação dos amigos. Mas prometo que são ótimas sugestões!

1.ResumoCast

 

Provavelmente você, assim como eu, receba centenas de indicações de livros ao longo do ano. Aqueles que vão para a lista de “próximas leituras”, mas que, muitas vezes, acabam ficando apenas por lá mesmo.

 

Isso acontece comigo particularmente quando são livros de negócios – sou tão fã de ler ficção que qualquer livro nessa categoria acaba furando a fila…

 

O ResumoCast foi um achado nesse sentido e um dos melhores podcasts que encontrei recentemente. Fundado e apresentado por empreendedores, ele traz resumos muito bem feitos de 30 minutos sobre os principais livros de negócios, dos mais clássicos aos recentes lançamentos.

 

Geralmente, consigo “ler um livro” por trajeto de ônibus e aproveito para, também, validar meu interesse na obra para me aprofundar indo para a “leitura real”.

 

Episódio que recomendo: Faça o tempo trabalhar para você

 

2. NerdCast

 

Para os nerds de plantão como eu (e os não tão nerds também), o NerdCast é o que há. Não é por acaso que ele seja um dos podcasts mais ouvidos do Spotify…

 

O podcast do Jovem Nerd tem bastante sobre entretenimento, com episódios sobre filmes e quadrinhos, por exemplo. Mas, o que eu mais gosto são as séries sobre Empreendedorismo e Finanças – Empreendedor e NerdCash, respectivamente.

 

Os episódios sobre empreendedorismo são feitos em parceria com o portal MeuSucesso.com e vão ao ar sempre na última sexta-feira do mês. Já o NerdCash conta com convidados especiais a cada episódio, divulgados na segunda sexta-feira do mês.

 

Episódio que recomendo 1: Empreendedor de palco

Episódio que recomendo 2: Organizando as finanças pessoais

 

3. The Brendon Show

 

Descobri o Brendon Burchard por acaso, explorando as playlists de podcasts no Spotify. E amei! Desde então sigo ele em todas as redes sociais.

 

O Brendon é autor e especialista em produtividade e foi dele que ouvi um das coisas que mais acredito sobre esse assunto: que produtividade serve para você ter tempo de fazer o que você gosta, não para trabalhar infinitamente e riscar muitas tarefas da sua lista diária.

 

Ainda não comecei a ler, mas ouvi falar muito bem do livro dele também, o O Poder da Alta Performance (link de afiliado, que ajuda a manter este blog).

 

Episódio que recomendo (para também treinar o inglês): The key to your most productive day

 

4. Um milkshake chamado Wanda

 

Nem só de produtividade e trabalho a gente vive, né minha gente?

 

Para dar uma descontraída nessa lista, recomendo Um milkshake chamado Wanda, feito pelo pessoal do Papelpop.com. É a minha escolha quando quero aproveitar o tempo no trânsito para dar boas risadas. E a vontade de jogar stop com eles? Me chamem!!!

 

Episódio que recomendo (e morri de medo, confesso): A edição mais assombrada de todas

 

5. Podcast do Day1

 

Como foi (e está sendo) a jornada empreendedora dos grandes líderes do mercado brasileiro? O podcast do Day1, da Endeavor traz as histórias de nomes como Sofia Esteves, Robinson Chiba e Wellington Nogueira. Os episódios duram de 15 a 30 minutos – ou seja, tem opção para todo tipo de trajeto.

 

Episódio que recomento: o da Sofia Esteves, fundadora do Grupo Cia de Talentos (admiro demais!)

 

6. Braincast

 

Para nós, profissionais do mundo criativo, o podcast do B9 é sensacional! O Braincast, na verdade, é apenas um dos podcasts que eles mantêm com regularidade – também tem Mamilos, Caixa de Histórias e Código Aberto.

 

Neste, você encontra temáticas bastante diversas: criatividade, relações, tecnologia, futuro… dá para escolher de acordo com o mood do seu dia. Ah, e os episódios são mais longos… vale ouvir aos poucos ou deixar para aquela viagem de carro ou avião!

 

Episódio que recomendo: O Futuro das Habilidades

 

Qual podcast você me recomenda?

 

Nessa pequena jornada de descoberta do podcast como formato de conteúdo, me apaixonei por esses que indiquei no post. Mas tem tanto, tanto, tanto canal bom por aí que posso ter deixado boas dicas de fora desse post de melhores podcasts.

 

Me ajuda a completá-la? Só fazer sua recomendação aqui nos comentários. Se puder, deixa a sua sugestão já com uma dica de episódio para eu e os outros leitores começarmos a ouvir!

 


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃

 

Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

1 Comentário
  1. Avatar
    postado por
    Rafaela Martins Gomes
    fev 28, 2019

    Oi, Luciane! Adorei as sugestões. Podcast é um formato que eu nunca tinha prestado muita atenção, mas vou tentar dar mais chance a ele depois desse post, rsrs. Um que eu indico para quem gostaria de saber mais da história dos presidentes do Brasil é o “Presidente da Semana” da Folha de São Paulo. Um tempo atrás eu tentei começar a ouvir podcasts e esse me prendeu porque eu adoro pesquisar sobre a história do nosso querido e sofrido país, rsrs. Tem lá no Spotify. Abraços!

Deixe um comentário

Desenvolvido por: