Como buscar freelas e conquistar novos clientes?

como buscar freelas

Então você resolveu ser freelancer, montou um home office, definiu o preço para seus freelas, atualizou seu perfil do LinkedIn e fez um belo portfólio… Mas ainda não conseguiu nenhum trabalho e saber como buscar freelas de forma eficiente se tornou uma grande preocupação?

Calma, é muito comum levar algum tempo até alcançar um fluxo de jobs suficiente para ocupar todas as horas úteis do seu dia — inclusive, por isso, não recomendo abraçar a carreira de freelancer sem antes experimentá-la enquanto ainda está em um emprego fixo. Ou, se não houver opção, que aos poucos comece a se aprimorar na venda do seu trabalho.

Como buscar freelas? Veja 6 dicas!

Para começar a construir sua marca, conquistar clientes e montar um portfólio para seu trabalho, separei algumas dicas sobre onde e como buscar freelas. Se você tiver mais alguma sugestão que não está nesse post, não deixe de compartilhar nos comentários.

1. Participe de plataformas para freelancers

A maneira mais fácil de começar a trabalhar como freela é cadastrando-se em plataformas que oferecem oportunidades para esse tipo de profissional. Existem sites específicos para determinadas áreas e outros bastante genéricos. Apenas não se esqueça: em muitas dessas plataformas os preços oferecidos pelos contratantes estão bastante abaixo do valor do mercado.

Por isso, inclusive, recomendo ler esse artigo falando por que sites de freela não devem ser sua única opção.

  • 99freelas: plataforma com oportunidades para diversas áreas, em que empresas divulgam seus projetos e recebem propostas dos profissionais. Na conta gratuita, é preciso esperar um prazo para oferecer sua proposta, então se torna difícil fechar negócio sem a conta premium.
  • Workana: esta plataforma é bastante semelhante ao 99freelas, mas a principal diferença é que o site recebe um percentual em cima do valor do seu serviço.
  • Getninjas: também oferece a opção de ser um usuário premium, que recebe maior número de contatos de interessados para determinado serviço. Eu utilizo a conta gratuita e nunca tive retorno com ela.
  • Rock Content: plataforma exclusiva para redatores e tradutores de conteúdo. Para ter acesso às tarefas, basta se cadastrar, candidatar-se com um texto teste para a categoria que deseja escrever e, depois de aprovado, escolher as pautas do seu interesse. É bem segura para o freelancer pois os pagamentos são feitos pela própria RockContent.
  • Contentools: esta também é uma plataforma exclusiva para redatores, porém, após o cadastro, é preciso aguardar aprovação, que acontece conforme a demanda da categoria para a qual se inscreveu. Na Contentools, o contato é feito com as empresas clientes, que negociam volume de produção e valores diretamente com você. A vantagem é poder negociar o preço e criar vínculo com a marca para a qual escreve.

2. Tenha um portfólio online no Vivendo de Freela

Com o objetivo de criar um espaço para os freelas divulgarem o seu trabalho de forma profissional e conquistarem clientes sem intermediários, agora o Vivendo de Freela tem a página Contratar Freelancer.

A idea é ser uma plataforma de divulgação por meio da qual você recebe contatos de clientes interessados diretamente no seu e-mail. Assim, você negocia com eles o escopo do trabalho, os valores e prazos. Ou seja, é um formato completamente diferente das plataformas tradicionais.

Além disso, todo o valor pago pelos freelancers é investido no próprio site e em anúncios para atrair ainda mais clientes. Se você se interessou e quer saber mais, basta clicar na imagem abaixo! Além de dar todos os detalhes, tem também relatos de freelancers que já utilizam a plataforma do Vivendo de Freela para prospectar projetos!

blank

3. Acompanhe canais de empregos

Mesmo que não esteja procurando por emprego fixo, saiba que alguns sites de vagas possuem divulgação de oportunidades para freelancers. Um deles é o Trampos, em que você pode filtrar sua busca apenas para esse tipo de anúncio. Vale a pena ficar de olho!

>> Quero ser freelancer de marketing de performance, como começar?

4. Não tenha medo de divulgar seu trabalho

yoda

Vejo muitos profissionais com medo ou timidez de divulgar seu trabalho como freelancer para sua rede de contatos, principalmente quando têm um emprego fixo. Não tenha esse receio!

Quanto mais as pessoas souberem que você oferece um serviço, mais chance terá de conseguir indicações de trabalho.  Crie um portfólio online, compartilhe nas redes sociais, entre em contato com quem já trabalhou e peça dicas para colegas de profissão. A maior parte dos freelas que faço hoje surgiram justamente a partir do networking com pessoas que já conhecia.

>> 4 dicas para montar o seu portfólio

5. Use o LinkedIn

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para divulgar seu trabalho. Para aproveitar bem a rede, atualize seu perfil, participe de grupos relevantes para sua área e, com certa frequência, compartilhe conteúdos escritos por você pela ferramenta de artigos. Desta forma, irá mostrar aos seus contatos que é um especialista no que faz e para que tipo de oportunidades está disponível. Caso não se sinta confortável em escrever, tente, ao menos, compartilhar com regularidade conteúdos de fontes relevantes em sua atualização de status.

Se quiser saber mais sobre como usar o LinkedIn para promover a carreira como freelancer, temos um artigo sobre o tema aqui no blog. Além disso, no vídeo abaixo, também dou algumas dicas para você construir sua reputação por lá!

6. Crie um blog ou site

Se a ideia é profissionalizar ainda mais seu trabalho e você tem tempo para dedicar a isso, uma ótima estratégia é criar um blog ou site para divulgar seu serviço. Torne-se uma referência em sua área ao escrever sobre temas relevantes e, ao mesmo tempo, aproveite para ser notado por empresas que possam ter interesse em seus serviços. Ainda é possível captar contatos por meio de conteúdos para download e inscrição para newsletter, que formarão sua própria lista de potenciais clientes.

>>> Como ter clientes internacionais: 5 dicas para conquistar projetos de fora e receber por eles

Nada disso deu certo? Repense a estratégia!

decepção

Se nenhuma dessas dicas de como buscar freelas funcionou para você, talvez seja o caso de repensar sua estratégia. O serviço que está oferecendo é realmente uma demanda do mercado? O preço que está cobrando é justo em relação ao de seus concorrentes? Sua experiência profissional é consistente?

Analise a resposta para essas perguntas e pense o que pode ser mudado para ter sucesso como freelancer. Pode ser que adie um pouco os planos, pode ser que tenha que mudar o foco: apenas não desista de ser dono de sua própria carreira, vale a pena!

modelo de portfolio

Você tem mais alguma dica para encontrar freelas? Compartilhe conosco aqui nos comentários!


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa

Luciane Costa

Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.
Luciane Costa

Luciane Costa

Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

COMPARTILHE ESTE POST

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

8 respostas

  1. Gostei das dicas, mas, segundo a minha experiência, o mercado é bem fechado, infelizmente. Eu sou jornalista e moro na Suécia, isso também pode dificultar as coisas…mas ainda nao perdi as esperancas!

    1. Oi, Claudia! Realmente, não dá para dizer que o mercado seja fácil…acho que o grande desafio para conseguir mais espaço é se tornar mais competitivo em relação aos outros freelancers e até empresas que são seus concorrentes. Sucesso para você, não perca as esperanças! 🙂

  2. Bom, estou buscando essa carreira de freelancer e posso dizer que a coisa mais difícil é conquistar clientes. Criei site, página no facebook, instagram, perfil no Linkedin e mais recentemente eu voltei a adicionar contatos no perfil pessoal do fb (antes eu não tinha). Por enquanto, eu ainda não consegui nada via redes sociais, mas é algo que funciona sim, e reconheço que eu não estou sabendo utilizar.

    O que eu resolvi fazer?

    1º- Correr atrás de eventos e palestras. Já começo na semana que vem no primeiro evento e lá vou distribuir o maior número de cartões de visita que eu conseguir. Se o cliente não vai até você, vá até ele.

    2º- Vou mudar o meu site e adicionar uma página de blog e começar a escrever para ganhar mais visibilidade.

    3º- Em breve vou alterar todo o meu facebook e deixar o meu perfil com uma pegada profissional. E lógico, adicionar outros empreendedores. Quem sabe não pinga uma oportunidade?

    Páginas para freelancers como 99freelas e GetNinjas é perda de tempo. Não funciona. É muita propaganda e palavra bonita pra pouca efetividade. Talvez funcione para quem quer trabalhar por um preço abaixo do mercado, o que não é meu caso. Ser um bom freelancer passa por valorizar o seu próprio trabalho.

    É tudo muito difícil, mas é necessário para que a gente saia da zona de conforto (à qual eu sou muito vulnerável).
    Desistir de ser freelancer? Jamais.

    1. Oi, André!

      Que legais as suas dicas! São atitudes que dão certo mesmo.. não dá para ficar em casa esperando os freelas caírem no colo!!
      Não vamos desistir, as oportunidades existem 🙂

      Abraço!

  3. Olá!

    Ótimas dicas!
    Estou há alguns meses trabalhando como Freelancer na área de animação e a coisa mais difícil é conseguir fechar projetos com o valor justo para mim.
    Não sei se é a plataforma que eu uso, mas os clientes em potencial nem respondem tua proposta se você cobrar o valor justo. Por isso acabo tirando menos da metade do que eu gostaria de tirar. Isso que até hoje só recebi elogios e 5 estrelas nessa plataforma, rs.
    Mas continuo correndo atrás de fazer isso dar certo, pois amo o que faço, e amo como faço isso também.

    Boa sorte para todos nós!

    1. Oi, Juliana!
      Obrigada 🙂

      Também não consegui ganhar o que queria por meio das plataformas..tive mais sucesso quando comecei a ir atrás dos meus próprios clientes via indicação e LinkedIn. Aposte nessas boas avaliações que você tem!

      Sucesso! Abraço!

    2. Oi Juliana,

      Se essa plataforma se chamar 99Freelas, Workana ou Prolancer, esqueça. Muito melhor você criar um blog e, como disse a dona deste blog, apostar nas redes sociais. Procure se destacar criando uma marca e investindo em marketing de conteúdo.

      Essas plataformas, infelizmente, atrapalham mais do que ajudam. Prostituem ainda mais o mercado. Mas há uma salvação. É começar a pensar como empreendedor, pesquisar onde buscar clientes, como atrair os clientes certos, como ser o mais profissional possível. Um plano de negócios ajuda muito nessas horas.

      Já ouviu falar em marketing de conteúdo? É o que grandes empresas estão fazendo para “educar os clientes”. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

VEJA TAMBÉM