Datas Comemorativas nas Redes Sociais: como escolher quais trabalhar?

datas comemorativas nas redes sociais

Todo ano vem aquela demanda dos clientes para elaborar um calendário de datas comemorativas nas redes sociais ou aquela correria quando percebemos que esquecemos de falar sobre alguma. Para quem é profissional independente, são muitas as oportunidades de interagir com a audiência nesses momentos. Mas você já parou para pensar e analisar quais são as datas que realmente importam para o seu público?

meme nazaré confusa

Nem todas as datas são para a sua marca

Há alguns anos, as marcas acreditavam que precisavam se posicionar sobre tudo e aproveitar todas as oportunidades de parabenizar todas as profissões ou datas comemorativas. Com o entendimento da criação das personas, voz de marca e identificação de causas, isso mudou muito. Por exemplo, uma marca de moda ou um dentista, não necessariamente precisam fazer qualquer postagem sobre o Dia do Mundial do Café, a não ser que tenham algo de relevante e envolvente para falar sobre o assunto.

Existem muitos sites hoje que já trazem um calendário de datas comemorativas para você utilizar como base no seu planejamento mensal. Então, para evitar o desespero, acesse essas ferramentas e faça uma análise, com um ou dois meses de antecedência, sobre o que é de interesse real do seu público e como você pode aproveitar essas postagens para aumentar o seu alcance e engajamento. Como exemplo, profissionais da saúde podem usar datas de luta contra determinadas doenças para fazer postagens informativas, trazer cases de pacientes ou até mesmo fazer lives para esclarecer dúvidas.

imagem com um café e uma flor, com a mensagem "que o seu dia seja lindo!"
 Você pode mais nas suas redes do que usar um GIF que foi mandando no grupo da família

Se você acredita que é muito importante parabenizar todos os tipos de profissionais pelos seus dias, pense em uma forma de fazer isso de um jeito inteligente e, se possível, personalizado. Um deles é criar um CRM de profissões e enviar um e-mail ou WhatsApp para os seus clientes com esse conteúdo. Afinal, você pode estar desperdiçando um espaço de destaque das suas redes para publicar um conteúdo que não vai impactar quase ninguém que está por lá.

imagem com o texto

Como acertar no uso de datas comemorativas nas redes sociais?

Pra finalizar e não deixar ninguém com dúvida, aqui vão 5 Boas Práticas para Datas Comemorativas em Redes Sociais:

1. Escolha datas que vão fazer a diferença

Faça uma lista de quais datas comemorativas têm real ligação com o seu negócio, audiência e clientes. Escolha uma ou duas para produzir conteúdo dentro do seu cronograma mensal de postagens. As demais, podem ser trabalhadas em outros canais, caso você ache muito necessário.

2. Revise o calendário

Analise novamente as datas escolhidas, pensando se elas refletem a cultura da sua empresa. Por exemplo, publicar uma postagem sobre o Dia da Consciência Negra quando você não tem funcionários ou parceiros comerciais negros pode gerar uma crise de imagem para sua empresa. Reflita bem sobre cada uma dessas datas escolhidas. A internet não vai deixar passar a tentativa da marca parecer o que não é!

3. Crie conteúdo de forma estratégica

Após escolher as datas que vai trabalhar nas suas redes sociais, pense em como trazer isso de forma inteligente e que vá impactar seu público. Valorize o trabalho dos profissionais, reflita sobre a criação da data e a relação com a sua marca e audiência. Faça a diferença para criar um conteúdo que gere conversa!

4. Mostre quem você é

Aproveite as oportunidades das datas comemorativas para mostrar suas boas práticas, seus conhecimentos, se engajar em causas de forma verdadeira e criar relações com seu público. Caso você trabalhe com TI, por exemplo, usar datas como o Dia da Toalha para se relacionar com os fãs da série O Guia do Mochileiro das Galáxias vai gerar muito mais resultados do que simplesmente parabenizar os profissionais pelo seu dia!

5. Tenha uma mensagem de destaque

Datas comemorativas são um dia de muitas pessoas postando sobre o mesmo tema. Reflita sobre o que sua marca tem a dizer sobre isso de forma única. Um exemplo é o Dia das Mães. Analise de forma sincera e bem humorada no que seu trabalho ou marca ajuda as mães, como vocês valorizam elas internamente ou como poderiam deixar o dia delas mais feliz. É isso que vai fazer sua comunicação ser única e gerar engajamento!

Não seja só mais um nas redes sociais

Datas comemorativas nas redes sociais são momentos de aproveitar positivamente a alta de determinado assunto. Se você não fizer isso de forma inteligente e que gere engajamento, você vai ser apenas mais um postando sobre o dia do café e não gerando nenhum resultado com isso. Não desperdice oportunidades de criar um relacionamento com a sua audiência postando um conteúdo qualquer para eles!

Bianca Sirena

Bianca Sirena

Jornalista com especialização em Marketing Estratégico, social media e produtora de conteúdo. Capricorniana que acredita que os melhores resultados se constroem com uma boa estratégia, foco e ótimos relacionamentos. Como social media, há mais de 7 anos, já atuou com empresas e marcas dos mais diversos segmentos, da alimentação ao entretenimento e dos transportes rodoviários a produtos pet.
Bianca Sirena

Bianca Sirena

Jornalista com especialização em Marketing Estratégico, social media e produtora de conteúdo. Capricorniana que acredita que os melhores resultados se constroem com uma boa estratégia, foco e ótimos relacionamentos. Como social media, há mais de 7 anos, já atuou com empresas e marcas dos mais diversos segmentos, da alimentação ao entretenimento e dos transportes rodoviários a produtos pet.

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