Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Livros para freelancers: 6 dicas para turbinar a sua carreira

Você tem o hábito de ler? Não estou falando só as leituras obrigatórias e pesquisas para o trabalho. Qualquer pessoa que trabalhe com a criatividade, como é o caso do freelancer, precisa reservar um tempinho na agenda para fazer boas leituras, se inspirar e aprender coisas novas.

Existe uma grande variedade de livros para freelancers que podem ajudar na gestão de carreira, no autoconhecimento, a aumentar sua produtividade, a ganhar dinheiro e a ter mais tempo para você!

Sem contar que ler com frequência é um dos principais fatores para aprimorar a escrita! Ou seja, motivo é o que não falta para investir na leitura!

Neste post, eu reuni 6 dicas de livros para dar conta dos desafios dessa nossa vida de freela! Veja quais são a seguir e já inclua a leitura deles nas suas metas!

1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Já que comecei o texto falando de hábitos, nada mais justo do que incluir um livro sobre o tema.

Neste estudo completo sobre o hábito, você vai entender como e porque eles são criados, qual é o seu “ciclo de vida”, chamado de loop do hábito, como lidar com as distrações para não perder o foco nas ações necessárias e também como é possível mudá-los.

Para comprovar suas teorias, o autor utiliza histórias de personagens famosos, como o nadador Michael Phelps, o diretor executivo da Starbucks e até Martin Luther King, explicando como seus hábitos foram essenciais para que eles alcançassem o sucesso.

Ah, e tem um artigo sobre O Poder do Hábito aqui no blog!

Link para saber mais sobre O Poder do Hábito.

2. Marketing de Conteúdo Épico – Joe Pulizzi

O Joe Pulizzi é simplesmente um dos primeiros teóricos sobre o marketing de conteúdo no mundo, fundador do Content Marketing Institute.

Quando ainda nem se falava tanto sobre marketing de conteúdo, ele já estava lá, estudando e desenvolvendo estratégias para que as empresas pudessem vender mais com menos na internet.

A obra aborda todas as etapas da produção de conteúdo: planejamento, criação, distribuição, criação de persona etc.

Portanto, se você está nessa área, essa é uma referência super importante!

Link para saber mais sobre Marketing de Conteúdo Épico.

3. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo – Jeff Sutherland

Quem nunca sonhou com uma varinha mágica para fazer mais coisas em menos tempo? Pois ela existe.

É o Scrum, um método que auxilia a fazer a gestão de projetos de forma mais eficiente e com foco em resultados.

O autor do livro explica porque essa metodologia é mais eficaz, sendo aplicada em empresas do mundo inteiro, e como construir o seu projeto com base nela. Então, se você precisa melhorar sua organização e aumentar a produtividade, esse é o seu livro!

O segredo está em criar projetos com objetivos claros e prazos bem definidos, divididos em etapas. E a partir daí, é só controlar a execução das tarefas, que vão tendo seu “status” alterado a cada fase concluída.

É mais ou menos dessa forma que funcionam os aplicativos de gestão de projetos que facilitam tanto a nossa vida, como o Trello. Se você ainda não conhece esse app, clica aqui, que vale muito a pena!

Link para saber mais sobre Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo.

4. As armas da persuasão — como influenciar e não se deixar influenciar – Robert Cialdini

Neste livro, o autor desvenda os segredos do convencimento. Resumindo, ele explora como os gatilhos mentais são utilizados por vendedores e como eles agem na mente humana.

Tais conhecimentos são indispensáveis para quem é freelancer. Com eles, você pode melhorar seu poder de negociação e relacionamento com o cliente, além de produzir conteúdos orientados para trazer melhores resultados.

Link para saber mais sobre As armas da persuasão.

5. O milagre da manhã — Hal Elrod

Está aí um bom exemplo de como um simples livro pode mudar sua vida — literalmente! Foi o que eu descobri enquanto buscava informações sobre O Milagre da Manhã.

O autor desse livro propõe uma experiência desafiadora para a maioria das pessoas: experimente adiantar o seu despertador e levantar da cama uma hora mais cedo durante 30 dias!

Loucura? Muito pelo contrário. Durante essa hora, a proposta é desenvolver somente atividades focadas no seu bem-estar, as quais ele chama de “salvadoras da vida”.

Sua missão será fazer uma coisa diferente a cada dia, sem que isso interfira na sua rotina (lembre-se que você terá uma hora a menos de sono).

Mas atenção: a proposta só é feita no final do livro, então, antes de fazer as atividades, você precisa ler todo o livro para entender o propósito.

Quem fez, garante que passou a encarar o dia a dia de outro jeito: com mais disposição, foco e disciplina para realizar seus sonhos. Vale tentar!

Link para saber mais sobre O Milagre da Manhã.

6. Me poupe – Nathalia Arcuri

Nada como conseguir guardar uma graninha para aquela viagem de férias ou realizar qualquer outro projeto de vida. Mas, para quem é freela, essa parece ser uma missão impossível, não é?

Você trabalha, trabalha e no final do mês não sobra um real! Mas não desanime, porque essa última dica de leitura era a que faltava para ter uma vida financeira mais tranquila!

Provavelmente, você já conhece a Nathalia Arcuri de algum lugar. Seu canal do Youtube é o maior de finanças do mundo!

E no livro, ela revela os 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, com uma linguagem bem descontraída e sem complicação.

E olha que a moça entende mesmo do assunto! Afinal, não é qualquer um que consegue juntar seu primeiro milhão com apenas 32 anos!

Então, se você tem dificuldades para poupar dinheiro e não entende nada de investimentos, esse livro é a sua salvação!

Link para saber mais sobre Me Poupe.

Qual desses livros para freelancers vai entrar para a sua lista?

Anotou as dicas de leitura? A maioria dos conteúdos está disponível em versão impressa e-book, para ler direto no seu celular ou tablet.

Então, não tem desculpa. Planeje-se e comece a ler hoje mesmo, porque conhecimento nunca é demais. Curtiu o post? Compartilhe!

Atenção: os links indicados para a compra dos livros são de afiliados, que é uma forma de manter o blog no ar sem gerar custos para você!

Fatima El Kadri
Jornalista e produtora de conteúdo Web alinhado às técnicas de SEO e Inbound Marketing. Apaixonada por adquirir e compartilhar conhecimento neste universo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: