Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

Como impedir que o trabalho freelance consuma sua vida

Em algum momento, a maioria dos freelancers já tentou a rotina típica das 9 às 18 horas, trabalhando para outra pessoa ou empresa. Se as imagens de tédio que ficaram famosas no filme “Como enlouquecer o seu chefe” ainda assombram você, então sabe reconhecer, sem dúvidas, a liberdade que é poder trabalhar para si mesmo.

Claro, não há nada melhor do que ir para o seu sofá de pijama, começar o SEU dia quando lhe apetecer e fazer outras coisas no meio de tudo, porque você pode. Afinal, é a sua vez.

Mas é exatamente esse o problema. Seu tempo de repente se torna embaçado e agora toda a sua vida é freelancer. Noites, finais de semana, mesmo quando você sai para jantar com a família ou amigos, passa esse tempo respondendo aos clientes. Embora exista apenas um de você, é preciso desenhar uma linha em algum lugar.

Para continuar fazendo o que ama e ainda ter uma vida própria, você deve ser rigoroso quanto a como dividir seu tempo. Veja como criar uma rotina que não deixe o trabalho consumir a sua vida!

Crie uma rotina para seu trabalho freelance

O antigo trabalho de escritório deu a você uma rotina. Você tinha bem definidas horas para trabalhar e tarefas básicas a serem cumpridas. Então, que tal criar isso para o seu trabalho freelance também?

Comece e termine seu dia na mesma hora todos os dias. Se você tem coisas que precisa fazer no meio da tarde, como ir ao médico, planeje seu horário. Eventualmente, tudo se encaixará.

Priorize suas tarefas

Esteja você usando uma plataforma ou aplicativo para ajudá-lo a manter-se organizado ou não, reserve um momento para estabelecer o que deve ser feito a cada dia. Concentre-se nessas coisas e remova-as da sua lista para se sentir realizado.

Faça as tarefas mais difíceis primeiro

Quando falo “primeiro”, quero dizer depois do seu café. Sério, você pode não estar ansioso por esse grande projeto chato, mas se acabar logo com isso, terá mais o que comemorar quando chegar a hora do almoço.

Não procrastine tarefas desagradáveis

Em um local de trabalho tradicional, você talvez tivesse alguém para fazer ligações telefônicas desagradáveis ​​ou para escrever e-mails para clientes com os quais não queria conversar.

Agora, parte de ser freelancer significa que você deve fazer essas coisas sozinho. Mas faça isso! O estresse resultante de adiar algo e continuar a temer apenas prejudicará a qualidade do seu trabalho. Portanto, lide com a situação imediatamente.

Evite ser sugado pela sua caixa de entrada

Muitos freelancers dependem do e-mail como uma maneira de acompanhar os clientes. Certamente é melhor do que ficar colado ao telefone o dia todo. No entanto, essas mensagens podem continuar chegando o dia todo. E se você continuar respondendo à medida que elas chegarem, sairá da pista rapidamente.

Em vez disso, enfrente todas as mensagens que você tiver pela manhã, permitindo apenas uma pequena parte do tempo para respondê-las. Não verifique novamente o e-mail até o final da tarde, quando você reservar outro pedaço de tempo para isso. Caso contrário, você passará o dia todo brincando com a sua caixa de entrada. E isso não facilita em nada seu trabalho freelance!

Crie um ambiente de trabalho livre de distrações

Na sua época “das 9h às 18h”, eram seus colegas de trabalho e a pausa para o cafezinho. Em casa, é a sua TV, vídeos do YouTube, mídias sociais e até a roupa que você não guardou que o distrai da realização do trabalho. Isso não significa que você deve trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar sem interrupções. Realize as tarefas e, ao fazer isso, use uma dessas coisas que distraem como a sua recompensa. Talvez a lavanderia não seja uma recompensa, mas, mantendo a tarefa durante os projetos, você as faz mais rapidamente e tem mais tempo para viver sua vida.

Recuse quando necessário

Quando você começa a trabalhar como freelancer e a criar seu nome, assume todos os projetos que pode. Mas, uma vez que sua reputação seja consolidada e você tenha pessoas batendo na sua porta virtual, poderá optar por ser exigente. Se isso significa dizer “não” a um cliente insistente quando você planejou um fim de semana para descansar, diga-o. Você merece uma vida também.

Não esqueça suas necessidades pessoais

Você pode ser uma pessoa executando seu próprio show agora, mas precisa atender às suas necessidades pessoais. Quando você trabalhava para outra pessoa, tinha fins de semana. Você teve noites. A menos que você esteja em cima do prazo, reserve um tempo para si mesmo. Se você achar que nunca tem esses horários, consulte o item acima: recuse quando necessário. Você precisa reservar um tempo para ser o melhor no que faz.

Sempre arranje tempo para dormir

E, finalmente, a ferramenta de gerenciamento de tempo mais crítica para qualquer freelancer é reservar um tempo para dormir. É tentador ficar acordado até tarde para concluir um projeto, mas quando o despertador acordar você super cedo, pagará ficando cansado o dia todo. O sono é quando seu corpo se repara por dentro e por fora. De fato, o sono é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar sua saúde e bem-estar. Definir uma hora de dormir e cumpri-la todas as noites. Depois de algumas semanas de sono melhor, você verá uma diferença na forma como administra seu tempo, sem mencionar em como se sente!

Ao reservar um tempo para organizar e equilibrar sua vida como freelancer, você descobrirá que faz as coisas com mais eficiência. Não comprometa seu descanso ao priorizar tarefas e faça do sono uma grande parte dessa equação para ver a maior diferença de todas no seu trabalho freelance.

Artigo originalmente publicado no blog do Freelancers Union, traduzido e adaptado com autorização da autora, Hannah Edmonds. 

Autor Convidado
Autores incríveis que compartilham seu conteúdo com o Vivendo de Freela. Uma seleção feita com o coração!

Comentários

3 Comentários
  1. Avatar
    postado por
    Fernando
    jan 29, 2020 Reply

    Bom conteúdo. Para mim tem sido muito difícil esses últimos dias. Tomo meu café e quando dou por conta já está na hora de jantar e nem consegui almoçar.

  2. Avatar
    postado por
    Líferson de Freitas
    jan 22, 2020 Reply

    Excelente conteúdo, Luciane! Como sempre nos ajudando de forma prática, hein?! Valeu mesmo!

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      jan 23, 2020 Reply

      Obrigada, Líferson!! Eu que agradeço a parceria de sempre!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: