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Como ser social media freelancer?

Quando eu comecei a trabalhar como social media freelancer a internet era mato e o Twitter era a melhor rede social que existia (pra mim continua sendo). Mas, desde sempre, o principal objetivo de uma estratégia de social media é construir relacionamentos. Para ser um freelancer essa também é a base da carreira. O primeiro passo é definir a sua persona, assim como numa relação você tem que se conhecer para conquistar alguém, certo? Quem você é como profissional, o que tem para oferecer aos seus clientes, que jobs você almeja conquistar. A partir disso você vai se relacionar com quem vai te complementar, motivar, desafiar e principalmente contratar profissionalmente.

Ok, mas como começar como social media freelancer?

Eu comecei a fazer freelas de social media em 2012, paralelo ao trabalho na agência. Na época, meu portfólio eram os resultados dos clientes da agência. Depois de um tempo, meus freelas me definiam muito mais do que os ‘oficiais‘. Isso porque com cada cliente freela, uns mais outro menos, eu podia trabalhar da forma como acredito que o marketing digital deve ser feito.

Há dois anos eu optei por ter 100% da minha renda como freela fazendo Home Office. Desde sempre 90% dos meus clientes foram indicações, fruto de bons relacionamentos. Então, aproveite cada oportunidade para criar relacionamento. Conheça as pessoas de verdade, escute sobre seus negócios, seus objetivos, seus sonhos. Só depois pense em como o marketing digital e o trabalho de social media podem impactar essa empresa de forma concreta. Não faça promessas que você não pode cumprir, em nenhum tipo de relacionamento isso dá certo.

Para não cair nessa armadilha de fazer promessas vazias, estude muito! Temos blogs incríveis, estudos aprofundados, podcast, cursos online e presenciais sobre social media a nossa disposição. Nunca ache que você vai aplicar uma receita de bolo pronta nos clientes e que isso realmente vai dar certo!

Como se destacar como freelancer de redes sociais?

Um social media freelancer tem que ter um diferencial perante o mercado, assim como seu cliente vai ter que ter nas redes. O mercado hoje tem muita oferta e muita demanda, como se destacar? Conhecendo os resultados importantes para a marca, construindo estratégias assertivas e apresentando eles para os contratantes. Valorize o seu trabalho!

Você é sua principal marca, seu maior cliente e para quem você tem que construir as melhores estratégias. Então comece agora mesmo a pensar nisso. Hora de dar aquela olhada para ver se o seu LinkedIn está atualizado, se você está nos grupos do Facebook de captação de clientes, se seus clientes e rede de contatos sabem que você está com horas livres e pode pegar mais jobs, quais dos seus trabalhos são mais legais para estarem no seu portfólio. Pode anotar aí pra fazer tudo isso quando acabar de ler!

Dedique algumas horas do seu dia ou semana para isso: cuidar da sua marca, estudar, atualizar suas redes sociais e estratégias. Só você sabe quanto tempo pode separar para isso, então não se engane quanto a sua rotina! Ah! A rotina de freelancer de redes sociais…

Social Media Freelancer não passa o dia no Facebook, mas pode

Muita gente ainda acha que social media passa o dia respondendo comentários no Facebook e Instagram. E cabe a quem explicar que não é bem assim? Nós mesmos! Também cabe a nós explicarmos para os clientes se vale a pena ou não estar presente em todas as redes, qual o esforço em cada uma e que resultados esperar. Essas duas ‘explicações’ nos ajudam a ter clientes e a evitar frustrações nossas e deles.

Use suas redes sociais, a mesa de bar, aquela conversa de WhatsApp para explicar para os seus amigos, familiares e possíveis clientes como é o seu trabalho, a sua rotina, o seu processo de pesquisa e criação. Hoje todo mundo tem redes socais e vai querer ouvir um pouquinho sobre como criaram aquela campanha incrível da marca que a pessoa adora ou como elegeram um político horrível usando social media (e outras coisas que não deviam ter usado…). Você vai despertar o interesse das pessoas e até descobrir que tinha contratantes ali do ladinho.

Falando em estar do ladinho, a rotina de um social media freelancer pode ser bem solitária. Então é preciso muita disciplina para não se perder lendo aquela thread, vendo só mais um episódio ou simplesmente gastando muito mais horas naquele cliente do que o valor que ele te paga. Se esforce para conhecer seus melhores horários de produção e picos de criatividade e use isso a seu favor. Vença a solidão reconhecendo seus limites e buscando parceiros que vão te complementar e ajudar seus clientes.

Social media é estratégia, relacionamento, assertividade na comunicação e muita criatividade para manter a sua audiência sempre apaixonada ou no mínimo fiel aos seus clientes. Essas mesmas regras valem para você como freelancer!

Bianca Sirena
Jornalista com especialização em Marketing Estratégico, social media e produtora de conteúdo. Capricorniana que acredita que os melhores resultados se constroem com uma boa estratégia, foco e ótimos relacionamentos. Como social media, há mais de 7 anos, já atuou com empresas e marcas dos mais diversos segmentos, da alimentação ao entretenimento e dos transportes rodoviários a produtos pet.

Comentários

2 Comentários
  1. Avatar
    postado por
    Tiago
    dez 3, 2019 Reply

    Muito bom o artigo. Gostaria de saber sobre quais requisitos para ser um social media. Eu sou produtor de conteúdo em blogs e canais no youtube, mas sou fraco em design, que e um ponto que eu vejo para ser um social media. Isso influência?

  2. Avatar
    postado por
    Marcelo Martins
    dez 3, 2019 Reply

    Muito bom, Bianca! Estou começando a me dedicar exclusivamente para a carreira de freela e as suas dicas têm sido muito úteis.
    Parabéns pelo conteúdo. 🙂

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