Aqui no Vivendo de Freela já publicamos várias dicas sobre como prospectar e conquistar projetos. No entanto, tem um tema que ainda não abordamos: o imenso mercado de clientes internacionais em potencial que existe para os freelancers no exterior.
Pois, chegou o grande dia! Mas, antes de partirmos para as dicas, é importante dizer que o objetivo aqui é falar sobre trabalhar diretamente com esses clientes de fora e não por meio de plataformas de freela.
O meu objetivo, portanto, é trazer ideias para ter um relacionamento direto com eles e, assim, poder construir uma carteira de clientes internacionais. Já imaginou? Então, vamos às dicas!
1. Entenda quem são os seus clientes internacionais potenciais
O ponto de partida para atuar como freelancer em projetos do exterior é responder a pergunta: quem pode ser seu cliente? Com base na minha experiência, acredito que existam dois caminhos para encontrar essas oportunidades.
O primeiro é buscar empresas que tenham alguma relação com o Brasil, ou seja, organizações que desejam entrar no mercado do país ou que pertençam a brasileiros. Já o segundo é procurar clientes internacionais que tenham demanda pela sua habilidade.
Por exemplo, eu já trabalhei com um portal global que precisava de textos em português para ter um bom rankeamento no Google. Nesse sentido, também gerenciei um projeto que já existia no exterior e estava começando a operar no Brasil.
2. Esteja acessível para clientes de outros países
Depois disso, chegamos a outra questão: seus clientes em potencial conseguem encontrar você? Pensa comigo: de nada adianta ficar esperando sentado para ser encontrado por empresas do exterior se todos os seus materiais estiverem em português. Sendo assim, qualquer freela que deseja trabalhar para esse mercado precisa ter um bom portfólio em inglês e o LinkedIn atualizado em várias línguas — eu já recebi vários contatos por lá!
3. Foque em construir relacionamentos
Nesse ponto, eu diria que valem as mesmas dicas para o networking no Brasil: busque se aproximar de profissionais de fora com experiências semelhantes, assim como de potenciais clientes internacionais.
Essa aproximação possibilita que você crie relacionamentos sólidos e benéficos. É claro que pode levar algum tempo para que um relacionamento se transforme em um projeto, mas, acredite: se relacionar traz sempre bons frutos para um freelancer. Falo isso por experiência própria: a maioria dos clientes de fora que eu conquistei foi por indicação — tanto de pessoas que conheço no Brasil, quanto daquelas que fui me aproximando e que são de outros lugares.
Aliás, vou revelar uma das minhas estratégias: leio muito conteúdo do exterior e acabo chegando a vários textos sobre marketing escritos por profissionais da área e freelancers como eu. Então, quando eu gosto do artigo, adiciono a pessoa no LinkedIn e já mando uma mensagem elogiando o conteúdo e me apresentando. Afinal, temos que ser cara de pau na hora de vender o nosso trabalho, não é mesmo?
4. Conte para todo mundo que está disponível!
Aqui uma outra dica muito valiosa: os clientes precisam saber que você está disponível para fazer freelas internacionais. Então, espalhe a palavra!
Os seus amigos que moram no exterior sabem o que você faz e que você gostaria de pegar projetos do exterior? Pois, caso ainda não saiba, precisam saber urgentemente! Sugiro, portanto, que você faça uma apresentação sobre o que faz e demonstre a sua disponibilidade para esse tipo de trabalho.
5. Tenha uma estrutura para prestar serviços para clientes internacionais
Como você vai receber pelo trabalho prestado a clientes internacionais? Essa é uma dúvida muito comum, que acaba se tornando um problema caso você feche um projeto sem ter pensado nisso antes. Logo, a dica é que você regularize essa situação e já tenha uma estrutura pronta para poder prestar serviços para outros países. Afinal, essa questão também é bem importante para a precificação do trabalho.
Para ficar tudo dentro das normas e organizar as finanças, o ideal é que você receba por esses jobs em um conta PJ internacional. Além disso, vale dizer, ainda, que ter a documentação em ordem para trabalhar em projetos de empresas do exterior facilita, inclusive, a declaração de imposto de renda aqui no Brasil depois.
Quer saber mais sobre como conquistar clientes internacionais? Confira o vídeo!
Pronto para começar a fazer freelas para clientes do exterior?
Bom, com essas dicas, eu diria que você já pode ir à luta! Vamos resumir aqui o passo a passo para tirar essa ideia do papel:
- Identifique potenciais clientes;
- Tenha um portfólio em inglês e o LinkedIn em vários idiomas;
- Invista em relacionamento para se aproximar de outros profissionais ou empresas que podem se tornar clientes;
- Conte para todo mundo que você está à procura de projetos desse tipo;
- Regularize a situação e se prepare para receber em outra moeda.
Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas para compartilhar com a comunidade do Vivendo de Freela? Deixa aqui nos comentários!

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