Freelancer de Redes Sociais: o que avaliar antes de contratar um

freelancer de redes sociais

Você está se questionando sobre a contratação de um freelancer de redes sociais para o seu negócio? Então chegou a hora de entender o papel desse profissional e como ele pode te ajudar a alcançar seus resultados.

Sabemos que muitas vezes, você, empreendedor, assume essa função! Mas pode não estar mais dando conta de alimentar suas redes e de responder às interações nas redes sociais ou sua empresa precisa melhorar as estratégias e resultados no Marketing Digital, certo?

Pois é, esse pode ser um bom momento de contratar um profissional especializado na área, capaz de trazer maior expertise para esse projeto e liberar você para focar em outras atividades estratégicas para o crescimento.

Portanto, para começar, vamos deixar bem claras as funções e resultados que esse freela vai pode trazer. Confira no artigo!

Funções do freelancer de Redes Sociais

  • Analisar seus resultados atuais, traçar objetivos claros para suas redes sociais e trazer insights para alcançar as suas metas; 
  • Criar estratégias e conteúdos únicos e relevantes para seu público;
  • Avaliar quais as redes sociais, frequência de postagem, dias e horários vão lhe dar melhores resultados;
  • Ser responsável pelo seu social SAC, ou seja, responder comentários e mensagens de forma que incentive a conversa;
  • Produzir relatórios e reavaliar a estratégia na frequência determinada e ideal para os ajustes de rota.

Resultados de um bom trabalho de social media

Ao contratar um freelancer de redes sociais, é importante também saber quais resultados podem ser esperados. São esses focos, também, que devem ser reportados mês a mês para que você possa avaliar o desempenho do projeto.

  • Maior visibilidade e melhor reputação da marca
  • Aumento de seguidores, tráfego e assinantes
  • Incremento do engajamento e conversões
  • Melhora indireta do SEO (Searh Engine Optmization)
  • Abertura de novos canais para o serviço ao cliente

Alguns freelancers ainda assumem a função de Social Ads e tem conhecimentos de Design para assumir a produção de conteúdos visuais das suas redes sociais. Mas é importante ter em mente que existem profissionais com conhecimento específico sobre esses temas.

Ao acumular funções, o seu parceiro merece ser valorizado financeiramente por tal e, assim que possível, você pode planejar uma contratação específica para ampliar o time de redes sociais.

Mas, afinal, o que buscar em um freela de social media?

Contratar um freelancer para gerenciar as redes sociais da sua empresa exige a mesma atenção que é dada para a contratação de qualquer fornecedor ou colaborador, considerando as características específicas desse modelo de trabalho.

Para facilitar a sua busca, destacamos alguns pontos a avaliar:

Conhecimento e Visão Estratégica

O freela de social media será responsável pela sua estratégia e direcionamento nas redes sociais. Então, é fundamental que ele consiga entender seus objetivos (crescimento de vendas, seguidores, novas parcerias ou reputação) com essa comunicação e traçar ações em cada rede para te auxiliar.

Assim como te apresentar métricas e avaliações do trabalho para traçar novas metas, quando necessário. 

Mais do que uma boa redação!

Um bom social media precisa saber escrever bem. Mas, antes disso, precisa saber determinar ou seguir a voz da sua marca, definir as personas e estar bem antenado e informado sobre as técnicas de copywriting e linguagens das redes sociais.

Afinal, mais do que escrever posts, esses textos precisam trazer resultados. 

Autonomia, proatividade e gerenciamento de tempo

Esse profissional precisa estar atento para te trazer insights relevantes durante o processo. Além do conhecimento técnico, é preciso que ele te oriente, traga ideias e inovações para alcançar os objetivos traçados e enxergar novas oportunidades!

Dica de ouro: Não acredite em resultados de pacotes prontos e receitas de sucesso nas redes sociais. Sua marca é única e precisa de uma comunicação digital que mostre isso!

Se esse texto deixou você com mais ideias e dúvidas, fala com a gente! Aqui no Vivendo de Freela temos profissionais incríveis que podem te ajudar a criar estratégias únicas para o seu negócio. A escolha certa desse profissional vai ser um diferencial para os seus resultados

Bianca Sirena

Bianca Sirena

Jornalista com especialização em Marketing Estratégico, social media e produtora de conteúdo. Capricorniana que acredita que os melhores resultados se constroem com uma boa estratégia, foco e ótimos relacionamentos. Como social media, há mais de 7 anos, já atuou com empresas e marcas dos mais diversos segmentos, da alimentação ao entretenimento e dos transportes rodoviários a produtos pet.
Bianca Sirena

Bianca Sirena

Jornalista com especialização em Marketing Estratégico, social media e produtora de conteúdo. Capricorniana que acredita que os melhores resultados se constroem com uma boa estratégia, foco e ótimos relacionamentos. Como social media, há mais de 7 anos, já atuou com empresas e marcas dos mais diversos segmentos, da alimentação ao entretenimento e dos transportes rodoviários a produtos pet.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM