Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

7 Livros que me ajudaram a conseguir trabalho na crise

Atualmente, no Brasil, há em torno de 12 milhões de pessoas em situação de desemprego. Além disso, a crise faz com que a liberdade de escolha seja limitada, que o cenário incerto tome conta da situação e claro, que as coisas se tornem “nubladas”. Conseguir trabalho na crise, portanto, se torna um desafio ainda maior.

Portanto, gostaria de compartilhar livros de desenvolvimento pessoal, para ajudar você na difícil missão de conseguir um novo emprego. Inclusive, esses livros foram a base para que conseguisse mudar de trabalho e, posteriormente, começasse a atuar como freelancer.

Ah, e sempre importante lembrar. Apenas ler esses livros não irá trazer um novo emprego para você. Mas eles entregam importantes aprendizados que irão contribuir para colocar projetos em prática e para se preparar melhor para lidar com este momento. Espero que tragam bons resultados! 🙂

Então, confira a lista de livros que me ajudaram a conseguir trabalho na crise:

1. Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

É a segunda vez que cito esse livro, mas ele é imprescindível! Depois que conheci a Nathalia Arcuri, minha vida financeira melhorou uns 1000% e consegui colocar minha vida em ordem.

Para enfrentar crises, imprevistos e lidar com a falta de emprego, ou buscar uma oportunidade, saber lidar com suas finanças se torna importante!

Link para comprar o livro na Amazon*.

2. Essencialismo

Você sabe o que é importante de verdade para você?

O essencialismo é um conceito que pode ajudá-lo a definir o que é importante de verdade, tirar o que está em excesso e trazer uma vida com significado.

Na prática, sabendo o que era realmente imprescindível na minha vida, a escolha se tornou mais fácil.

Com um padrão de vida mais baixo, sabendo o que eu queria dali pra frente e com uma reserva de emergência, as escolhas se tornaram mais “óbvias” e o peso de procurar emprego ficou beeeeem menor.

Link para comprar o livro na Amazon*.

3. O poder do agora

Para os ansiosos de plantão (assim como eu), a leitura desse livro é fundamental. Manter-se no presente pode ser a chave para conseguir encarar a situação friamente, definir um plano e estratégia e executar.

Manter o foco no que importa pode ser a chave que você precisa virar para fazer as coisas acontecerem!
Conheça também ferramentas de produtividade!

Link para comprar o livro na Amazon*.

4. O Milagre da manhã

Esse livro está na lista de indicações de muita gente (inclusive, existe o desafio de produtividade de acordar às 5h da manhã). Quando li o livro e comecei a colocar em prática, só havia uma coisa em mente: tornar-me mais confiante para as entrevistas. Sim, simples assim!

Eu percebi que, apesar de minhas qualificações, na hora H eu travava e tudo ia por água baixo, sendo assim percebi que precisava agir com confiança para que a oportunidade não escapasse.

Na prática: por mais de um mês criei uma rotina para ganhar autoconfiança o suficiente para que, ao fim da entrevista, eu tivesse dado 100% de mim, e saísse sem arrependimentos.

Spoiler: deu certo e me ajudou a conseguir trabalho na crise!

Link para comprar o livro na Amazon*.

Mais uma indicação de leitura! Leia “O poder do tempo livre”!

5. Quem mexeu no meu queijo?

Essa indicação é tudo o que você precisa para avaliar sua vida!
Sendo bem sucinta, você está indo atrás do seu “queijo” ou esta apenas esperando que milagrosamente caia do céu?

Depois de ler o livro, comecei a me questionar se estava sendo medíocre em minhas atitudes, se estava realmente indo atrás do que queria ou esperando que as coisas acontecessem.
A parábola é simples e faz muito sentido!

Link para comprar o livro na Amazon*.

6. O Pequeno Príncipe

Por essa você não esperava! Entre o momento que ouvi falar do livro pela primeira vez e o momento que realmente li, uns pares de anos se passaram… E surpreendentemente, depois que li, não teve como não me apaixonar.

Apesar de ser considerado um livro infantil, acredito que seja o tipo de história feita para adultos, para pessoas que precisam ver o mundo sob uma nova perspectiva.

A leveza do livro pode ser o que falta para conseguir enxergar as coisas de forma clara, encontrar o que realmente importa e repensar o tipo de adulto que é!

Há tantas frases que valem a pena ser repetidas e compartilhadas que eu poderia reescrever todo o livro aqui!

Link para comprar o livro na Amazon*.

7. Pai Rico, Pai Pobre

Mais um livro de finanças! Apesar de em sua essência ensinar conceitos de finanças pessoais, o que mais admiro é a persistência de Robert Kiyosaki no que acreditava!

Apesar de todas as adversidades, ele continuou fiel em seu objetivo, e é o que muitas vezes falta. Saber pelo que luta, e não se deixar influenciar pelos outros. A verdade é que, se você tentar fazer algo diferente, as criticas chegaram e você precisa estar muito convicto do que acredita. O importante é viver de acordo com seus próprios princípios ao invés de seguir o ideal do outro.

Link para comprar o livro na Amazon*. 

Veja também a jornada de André Souza!

E aí, qual livro entrará para sua lista de leituras? Deixe nos comentários e compartilhe suas experiências! Conte também quais são suas principais dificuldades para conseguir trabalho na crise!


*Os links da Amazon são links de afiliado, que ajudam a manter este blog no ar e não geram nenhum custo a mais para você 🙂

Michele Kataoka
Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduanda em Gestão de Marketing e estudando Neuromarketing. Amante de Marketing com foco em resultado, produção de conteúdo e contar histórias. Escritora por amor, viajante por natureza e amante de finanças pessoais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: