Marketing de indicação: como receber indicações pelo seu trabalho e gerar mais vendas

marketing de indicação

A busca por bons projetos e a recorrência dos contratos é um dos maiores desafios na carreira de um freelancer. Nesse cenário, o marketing de indicação pode ser uma das estratégias que irão auxiliar a otimizar o seu ciclo de vendas.

O marketing de indicação tem como objetivo gerar novas vendas a partir da sua carteira de clientes atuais. Você pode até estar pensando que essa prática é distante da sua realidade hoje, mas adotando algumas ações simples, conseguir clientes por indicação pode ser mais fácil do que você imagina.

Como receber indicações pelo seu trabalho: 4 dicas de marketing de indicação

1. Construa um bom relacionamento com seus clientes

Construir um relacionamento próximo com seus clientes é a melhor maneira de fidelizá-los. Essa proximidade também auxilia na percepção de valor do trabalho que você está executando e impacta na renovação do seu contrato, no aumento da quantidade de demandas, e principalmente, nas tão desejadas indicações.

Você precisa conhecer o seu cliente: estude o comportamento dele, conheça quais são as suas necessidades, os seus anseios, o que ele espera do seu trabalho. Seja sempre empático, auxilie na busca de soluções e escute com atenção os feedbacks. A construção de um bom relacionamento e a fidelização do cliente é um trabalho diário — portanto, o marketing de indicação também.

>> Como conseguir clientes como freelancer? Dicas para quem precisa de projetos AGORA!

2. Deixe as portas sempre abertas

Cada vez mais o mercado tem buscado freelancers para executar trabalhos pontuais como criação de site, gestão de redes sociais, edição de vídeos, criação de conteúdo, revisão de textos, SEO, tráfego pago, dentre tantos outros.

A partir do momento em que você é contratado, é necessário ter comprometimento e profissionalismo para realizar a entrega do trabalho combinado. Um projeto pontual pode se tornar recorrente ou fixo e, mesmo que isso não aconteça, é importante deixar as portas sempre abertas para futuros projetos, parcerias ou indicações. 

Quer saber mais sobre vendas para profissionais independentes? Confira a nossa live com Thiago Gabri:

3. Deixe as pessoas saberem o que você faz

Familiares, amigos, ex-colegas de trabalho podem ser um ponto de apoio para você começar a colocar em prática o marketing de indicação. Então, a dica aqui é: deixe que as pessoas saibam quais são os serviços que você oferece!

Utilize as redes sociais para divulgar o seu trabalho, participe de eventos direcionados para o perfil de clientes que você deseja atender e, se possível, ofereça um benefício para quem fizer alguma indicação. Pode ser um desconto, um brinde ou alguma outra recompensa que seja interessante e faça sentido para quem te indicou. 

>> Portfólio para freelancer: qual a importância e onde fazer?

4. Mantenha uma boa rede de contatos e networking

A construção do networking exige constância e planejamento e é essencial no marketing de indicação. Portanto, que tal reservar semanalmente um período da sua agenda para nutrir a sua rede de relacionamentos? Pode ser um almoço, um café, um bate-papo ou até mesmo uma reunião virtual.

Aproveite esse momento para rever pessoas que há muito tempo você não encontra. Foque na qualidade e não na quantidade de encontros e lembre-se que o maior erro do networking é querer fazê-lo só quando precisamos.

O LinkedIn é é uma ferramenta muito importante nesse sentido e se você quiser aprofundar mais o uso da ferramenta para conquistar novos projetos, o Vivendo de Freela tem um treinamento online chamado LinkedIn para Freelancers, que vai abrir turma em breve. O curso traz muitas dicas sobre como divulgar os seus serviços e utilizar as melhores práticas para produção de conteúdo. Se tiver interesse em participar da próxima turma, é só preencher o formulário para entrar na lista de espera!

linkedin para freelancers

O seu principal canal de divulgação

Quando você entrega um trabalho com qualidade, dentro dos prazos acordados e faz um atendimento de excelência, naturalmente novos projetos podem surgir. O seu profissionalismo deve ser considerado o principal veículo de divulgação do seu trabalho, pois é esse conjunto de ações e atitudes que encantam um cliente.

Um cliente satisfeito se torna propagador do seu negócio, e, assim, a indicação ocorre de forma mais espontânea. Eu sei que ter projetos recorrentes e manter consistência na renda seguindo a carreira como freelancer não é nada fácil, mas é o possível e o Vivendo de Freela está aqui para te ajudar!

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Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no FacebookInstagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃

Suzane Braga

Suzane Braga

Administradora que atua há mais de dez anos na área de marketing em empresas de diversos segmentos como tecnologia, telecom, agronegócio, serviços e mercado imobiliário.
Suzane Braga

Suzane Braga

Administradora que atua há mais de dez anos na área de marketing em empresas de diversos segmentos como tecnologia, telecom, agronegócio, serviços e mercado imobiliário.

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