Assinar Newsletter

Receba novidades, artigos e dicas especiais.

10 resoluções de Ano Novo para freelancers

Não dá para passar pelas últimas semanas do ano sem uma boa retrospectiva e sem colocar no papel tudo o que queremos para o 2017 que vem por aí, né? Por mais que, na maioria das vezes, a gente não cumpra metade do que prometeu, apenas ter o desejo e a vontade de mudar já são o primeiro passo – ou pelo menos um belo sentimento de culpa, lembrando sobre o que deveríamos estar fazendo.

Neste ano, além dos clássicos emagrecer, praticar mais esportes, encontrar os amigos com frequência e viajar, coloquei na minha lista de resoluções várias coisas que quero mudar na minha vida de freelancer. Será que você tem metas parecidas?

10 resoluções de Ano Novo para 2017

Essas são as minhas resoluções de Ano Novo para 2017. Totalmente baseadas no fato de eu estar trabalhando em pleno 25 de dezembro, com sensação térmica de 38° C aqui em Porto Alegre. Mesmo sendo metas pessoais, é bem possível que você se identifique com várias delas… E tomara que seguir essas resoluções nos permita passar o próximo Natal curtindo uma bela piscina!

resoluções de ano novo

1. Acertar no preço

Chega, não dá mais para começar um ano cobrando menos do que a gente merece. Em 2016 aceitei vários jobs abaixo do valor da minha hora, principalmente quando comecei a trabalhar como freelancer full time e estava naquela ansiedade de ganhar o máximo de dinheiro que minha capacidade de produção permitisse.

Minha resolução para 2017 é seguir o que tenho feito nos últimos meses: apenas pegar clientes que estejam dispostos a pagar o preço do meu trabalho e, caso eles não caiam do céu, prospectar novos e vender meus serviços. Você já calculou o valor da sua hora para fazer o mesmo?

2. Não insistir em clientes que não me fazem feliz

Escolhi a vida de freelancer porque queria mais autonomia na carreira e um trabalho com mais significado. Mas de que adianta seguir esse caminho se eu trabalhar para empresas que não me ajudam a realizar esse objetivo?

Sabe aqueles clientes que não te fazem feliz, seja pela cultura de trabalho, seja pela conexão com seus valores pessoais? Você pode demiti-lo e focar seu tempo naqueles que realmente o motivam a acordar todas as manhãs. É isso que planejo fazer no próximo ano!

3. Não fazer mais do mesmo

Confesse, você já entregou alguns jobs que não o deixaram muito orgulhoso sobre o seu trabalho… Eu também fiz isso, especialmente para aqueles clientes que me pagavam abaixo do valor da minha hora (olha a resolução 1 aí, gente!).

Em 2017, estou disposta a não fazer mais do mesmo. Como freelancer de conteúdo, nada de entregar aqueles “textos commodity“, quero realmente surpreender meus clientes e ajudá-los a atingir resultados reais.

Se ainda não pensou sobre isso, lembre-se que somente entregando o melhor serviço, você irá conseguir realmente construir uma marca forte como freela. Então, partiu caprichar mais nos jobs e no atendimento aos clientes!

4. Estar à frente dos prazos

Se tem uma coisa que aprendi em 2016 foi a importância de estar, sempre que possível, à frente dos prazos. Aproveite quando está super produtivo para adiantar o que consegue, mesmo que renda umas horas a mais trabalhando. Depois, vai ficar muito mais fácil se dar uma folga, pegar jobs extras para fazer uma grana a mais ou, simplesmente, evitar noites acordado para entregar tudo em dia.

Particularmente, aproveitei bem isso em algumas situações em que não tive como produzir, como ao ficar doente ou ao precisar fazer alguma longa reunião de vendas com um potencial cliente. Minha resolução para 2017 é conseguir continuar fazendo isso, mesmo com maiores demandas!

5. Me permitir ter flexibilidade de horário

Vai dizer, a maioria das pessoas que trabalham como freelancer full time, depois que começam a ter uma grande demanda, não conseguem mais aproveitar as vantagens de flexibilidade de horário. É claro, não se compara à rotina de escritório, precisando bater ponto todo dia e pedir autorização do chefe toda vez que precisa ir ao médico, mas ainda poderia ser melhor para mim.

Em 2017, quero me planejar melhor para conseguir ter férias, fazer academia (mesmo) todos os dias, participar de eventos e focar nos meus projetos pessoais – como o Vivendo de Freela <3. E você, como gostaria de aproveitar sua flexibilidade de horário em 2017?

6. Sair do home office

Não adianta, por mais que para mim o home office seja ótimo para a produtividade, vou acabar ficando louca se continuar passando dias sem sair de casa ou sem ver alguém naquelas semanas mais intensas. Já comecei a conhecer alguns lugares em São Paulo para trabalhar (tem uma nova série aqui, Fora do Home Office), mas preciso me disciplinar para usá-los com mais frequência!

7. Compartilhar angústias, anseios e conquistas

Sei que isso é algo que incomoda muitos freelas: não ter um colega de trabalho para compartilhar o que acontece no dia a dia, para tirar uma dúvida, para montar junto uma proposta de venda… Tenho feito algumas conexões com outros profissionais para melhorar o que sinto em relação a isso, mas 2017 definitivamente será um ano de dividir mais os sentimentos da vida de freelancer!

Estou, inclusive, pensando em formas de o Vivendo de Freela contribuir para isso e nos ajudar a tornar essa carreira mais colaborativa. Essa era a ideia do grupo no LinkedIn, mas até agora não decolou. Sugestões não bem-vindas aqui nos comentários 🙂

8. Aprender a dizer não

Não vou aceitar cliente que paga pouco, não vou pegar job extra na semana de Natal, não vou deixar tudo bem com aquele cliente que sempre atrasa e não vou escrever sobre temas nos quais não acredito: esses são os “nãos” que quero dizer mais em 2017. Quais são os seus?

9. Manter o portfólio atualizado – sempre

Em 2016, só atualizei o portfólio quando me pediram, normalmente em uma correria para não deixar o potencial cliente sem resposta por muito tempo. Por isso, já coloquei na lista de tarefas: todo mês vou dar uma olhadinha no que posso melhorar do meu portfólio e do meu perfil do LinkedIn.

10. Encontrar novas formas de divulgar meu trabalho

Tenho o blog, uso muito o LinkedIn, mantenho o networking ativo, mas ainda gasto mais tempo do que gostaria tentando encontrar os clientes com os quais realmente me identifico e gosto de trabalhar.

Além do que, quem não perdeu bons clientes por causa da crise esse ano? Manter uma marca pessoal forte é sempre uma boa forma de ficar tranquilo financeiramente. Por mais que esteja sobrecarregado, se perder uma conta importante, já está com meio caminho andado para encontrar novos clientes.

Quais são as suas resoluções para 2017 como freelancer?

Compartilhei aqui de coração aberto tudo que quero mudar na minha vida de freelancer em 2017. Não sei se vou conseguir cumprir tudo, mas pelo menos tenho consciência do que pode estar me impedindo de ganhar melhor, de conseguir os melhores clientes e até de estar mais realizada profissionalmente.

Suas resoluções são parecidas com as minhas? Não deixe de pensar nelas também e, de preferência, deixá-las bem visíveis em um mural ou post-it em sua mesa de trabalho. Nada de esconder em um caderno para ver só daqui um ano. 😉


Como você está se preparando para ter os melhores resultados como freelancer em 2017? Compartilhe aqui nos comentários desse artigo!


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa
Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, ela é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

Comentários

7 Comentários
  1. postado por
    Walter
    jan 2, 2017 Reply

    Minha resolução é tentar arrumar algum trampo porque ta tenso mesmo estudando o tempo todo.

  2. postado por
    Flávia Leal
    jan 2, 2017 Reply

    Lu.. amei o post de hoje e te dou todo apoio para ser firme nessas metas para 2017 🙂 Um lindo ano!! Bjoos**

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      jan 2, 2017 Reply

      Obrigada, Flávia! Um lindo ano para você também 🙂

  3. postado por
    Vinicius de Paula
    dez 30, 2016 Reply

    Boa tarde Luciane, muito obrigado por suas dicas!
    Tenho por objetivo em 2017 “profissionalizar” meus trabalhos como fotografo/designer que ja desenvolvi esse ano, porem de uma forma mais tranquila.
    Sou funcionário público e pretendo desenvolver meus jobs como freela como uma segunda jornada, fazendo oque realmente gosto e complementando minha renda.
    Que 2017 seja de muito sucesso para todos nós.

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      dez 30, 2016 Reply

      Muito bom, Vinicius! Eu já vivi essa vida dupla de trabalho + freela tb. Às vezes é meio loucura, mas compensa a gente poder fazer o que gosta, né? Sucesso nesse ano! Espero que o Vivendo de Freela ajude com algumas dicas para você conseguir bons ganhos em 2017! Abraço!

  4. postado por
    Serrana Filetti
    dez 26, 2016 Reply

    Boa tarde, Luciane! Bem, além das minhas resoluções para o próximo ano serem parecidas com as suas, quero muito conquistar bons clientes para ter uma remuneração digna. Este ano de 2016 foi difícil pra mim. Demorei meses para me encontrar como profissional e descobrir como ganhar dinheiro com a Internet. Tenho esperanças de que 2017 será abençoado e de muito trabalho. Meu desafio é conseguir bons clientes e vier realmente de freela.

    • Luciane Costa
      postado por
      Luciane Costa
      dez 27, 2016 Reply

      Oi, Serrana! Que 2017 seja mesmo de muito trabalho para você! Pelo que temos falado você está no caminho super certo 🙂 Não é fácil mesmo esse início, principalmente para ganhar um valor que de fato valha a pena para apostar na carreira…mas existem caminhos! Beijos e bom ano novo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: