Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/viven433/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the translatepress-multilingual domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/viven433/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home3/viven433/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Infográfico: conheça o perfil do freelancer brasileiro
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Infográfico: perfil do freelancer brasileiro

infográfico perfil do freelancer brasileiro

O número de freelancers não para de crescer: em 2015, segundo o IBGE, 19,4% dos trabalhadores declararam atuar como autônomos. Com a instabilidade econômica, 2016 deve ter ainda mais pessoas optando por essa carreira e entrando para o time de freelas – seja por terem perdido o emprego, seja por desejarem aumentar a renda. Mas qual é o perfil do freelancer brasileiro?

Jornalistas, fotógrafos, designers, programadores… existe uma série de profissões que podem seguir essa carreira. Mas, afinal, existe um perfil do freelancer brasileiro? O site Trampos.co realiza uma pesquisa que tenta responder a essa pergunta. Na data deste artigo, o último levantamento era de junho de 2015 e trazia alguns insights bastante interessantes:

  • 42% dos freelancers possuem também um emprego fixo.
  • Aumento de renda (45%) e busca por flexibilidade (35%) são os principais motivos que levam alguém a se tornar freelancer.
  • A maioria (67%) se dedica às atividades como freelancer apenas de 1 a 3 horas por dia.
  • 91% trabalham como freelancer em casa.
  • Apesar de trabalharem como freela, 63% aceitariam um emprego tradicional.
  • O motivo para isso, provavelmente, é que 57% sentem falta de benefícios, como férias e 13° salário.
  • O principal desafio é encontrar clientes (68%) e a principal forma de divulgação do trabalho é em sites de currículos e portfólios (52%).
  • Apesar da divulgação, 80% dos jobs têm origem em indicações de amigos.

Veja os dados completos da pesquisa no infográfico abaixo.

Conheça o perfil do freelancer brasileiro

infográfico com informações sobre perfil do freelancer brasileiro

Qual é o caminho para a carreira de freelancer?

Olhando a pesquisa feita pelo Trampos.co, o principal questionamento que fica para mim é: o que ainda falta para a carreira de freelancer ser de fato uma carreira, em que as pessoas queiram permanecer e seguir desenvolvendo-se como profissional?

Trabalhar como freelancer tem sido a saída do desemprego para muitos e, mais ainda, opção para ter uma renda maior no fim do mês. Mas por que a estabilidade de um emprego fixo ainda é tão atrativa, mesmo muitas vezes com um salário potencial menor?

Para mim, a resposta passa pela profissionalização dessa carreira, com mais empresas buscando por esse tipo de prestação de serviço e mais pessoas entrando de cabeça nesse mercado – cobrando valores justos, entregando material de qualidade e indo atrás de mais conhecimento sobre a área em que atuam. E para você?


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Foto de Lu Costa

Lu Costa

Especialista em Conteúdo Digital, Inbound Marketing e Growth. Empreendeu por 9 anos, começando como freelancer e terminando como líder na agência Content2B. Hoje está de volta ao modelo de trabalho tradicional, mas segue entusiasta de temas como open talent e empreendedorismo.
Foto de Lu Costa

Lu Costa

Especialista em Conteúdo Digital, Inbound Marketing e Growth. Empreendeu por 9 anos, começando como freelancer e terminando como líder na agência Content2B. Hoje está de volta ao modelo de trabalho tradicional, mas segue entusiasta de temas como open talent e empreendedorismo.

COMPARTILHE ESTE POST

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 2

  1. Um fator que acho que ainda interfere muito é cultura, a maioria das empresas buscam freelancers por conta dos valores praticados serem menores do que de uma empresa que prestaria o mesmo serviço, e um outro fator é a experiência negativa que quem contrata um freelancer pode ter, todos os meus clientes já tiveram experiências negativas com contratações anteriores!

    1. É verdade, Diego! Eu mesma já tive problema contratando freelancer algumas vezes….e sei de clientes que também tiveram. Pessoal precisa levar mais a sério o que faz como freela, né? Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

VEJA TAMBÉM