Você sabe como funciona o LinkedIn? Essa é uma rede social corporativa que conta com usuários em mais de 200 países ao redor do mundo e que se comunica em 19 línguas diferentes. Parece um ambiente promissor para freelancers, não é mesmo?
Ao contrário de outras redes, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, o LinkedIn é dedicado à interação e contatos profissionais. A plataforma pode ser usada para fazer networking, promover a sua marca — tanto pessoal quanto profissional — e ainda te conectar com potenciais clientes.
Se você deseja atuar ou já atua de forma independente, que tal começar a utilizar essa ferramenta a seu favor? Eu sei que geralmente surgem muitas dúvidas sobre o uso do LinkedIn para freelancers e as oportunidades de gerar resultados através dele, por isso reuni aqui algumas dicas que poderão ajudar a potencializar a sua presença na rede!
>> Como conseguir clientes como freela? Dicas para quem está começando!
Dicas para usar o LinkedIn de forma profissional
No LinkedIn, ou você é encontrado, ou você encontra contatos potenciais e futuros clientes. Eu sou uma usuária assídua da ferramenta e afirmo que, se usada corretamente, ela pode sim trazer bons resultados.
Vale destacar que não existe uma fórmula mágica que traga bons resultados da noite para o dia. O que funciona para mim pode não funcionar para você e vice e versa. Como, particularmente, eu não acredito nos famosos hacks de engajamento, o meu conselho é: faça testes.
Teste as dicas que eu trago aqui, aquelas que você encontra em outros artigos da internet e também em cursos que abordem especificamente o LinkedIn para freelancers. O importante é não perder a sua essência e ser na rede exatamente como você é na vida real. Então, vamos lá?!
1. A foto de perfil
Como o LinkedIn é uma rede profissional, o ideal é que você escolha uma foto que te represente profissionalmente e que esteja de acordo com a sua área de atuação. Lembre-se que essa foto também compõe a sua imagem profissional como freelancer.
Em alguns sites, como o Photofeeler, é possível realizar uma análise da foto que será utilizada na rede. A avaliação, realizada por inteligência artificial, geralmente adota três critérios: rosto, composição e edição e pode te ajudar nessa escolha.
>> 5 dicas para identificar seu perfil profissional
2. Personalize sua URL
Ao realizar o cadastro no LinkedIn, o seu perfil recebe de forma automática e aleatória uma URL que contém letras e números. Mas, a plataforma permite que essa URL seja alterada e personalizada.
Com essa personalização, fica mais fácil compartilhar o link do seu perfil, assinar seus e-mails e até mesmo utilizá-la no cartão de visitas, por exemplo. Além, é claro, de facilitar o acesso de quem está buscando pelo seu nome dentro da rede social.
3. A foto de capa
Assim como em outras redes sociais, você também tem a possibilidade de personalizar a imagem de capa do seu perfil. A dica sobre o uso do LinkedIn para freelancers nesse ponto é: aposte em uma imagem que tenha relação com quem você é, que transmita a sua personalidade e os seus valores.
Lembre-se que a imagem precisa ser de boa qualidade. Você pode recorrer a alguns bancos de imagens gratuitos, como o Pixabay e o Unsplash, ou, ainda, criar um banner personalizado no Canva.
>> 6 dicas para tornar suas redes sociais acessíveis
4. O título profissional
Essa é uma das informações mais importantes no seu perfil do LinkedIn, sobretudo se você for freelancer. O título profissional está localizado logo abaixo do seu nome e pode ajudar a atrair mais visitantes para o seu perfil.
Faça a otimização do seu título profissional pensando em termos ou palavras-chave que são relevantes dentro da sua área de atuação. Fique atento quanto à grafia correta das palavras e cuidado para não abusar dos termos em inglês.
5. O resumo profissional
Eu acredito que o resumo profissional funciona como um cartão de visitas dentro do seu perfil. Portanto, nesse espaço, você pode se apresentar e instigar as pessoas a saberem mais sobre o que você faz profissionalmente.
Escreva o texto em primeira pessoa, conte resumidamente a sua trajetória e insira suas informações de contato. Você também pode usar emojis, por exemplo, para destacar alguma informação ou apenas para deixar a leitura mais dinâmica e agradável.
>> Como aprender a se vender (mesmo se você for modesto)
6. Suas experiências profissionais
Preencha de forma mais completa possível as suas experiências profissionais. Inclua as datas do período trabalhado em cada empresa e liste de forma detalhada todas as atividades que foram desenvolvidas naquele cargo.
O LinkedIn é uma ferramenta que permite o compartilhamento de vários tipos de mídias, como imagens, vídeos, documentos, links, apresentações e artigos. Essa ampla variedade de arquivos abre um leque de possibilidades para que você consiga disponibilizar na rede amostras do seu trabalho como freelancer.
7. As conexões
Dedique um período do seu dia para interagir com a sua rede, ampliar os seus contatos e fazer novas conexões. Busque qualidade e não quantidade e tome bastante cuidado para não se tornar um spammer.
Participar de fóruns e grupos dentro do LinkedIn também pode ser uma ótima oportunidade para ampliar o seu networking. Esse ambiente vai te oferecer muitos insights, e você pode utilizá-los na criação de conteúdo — uma das estratégias importantes de utilização do LinkedIn para freelancers.
Quer saber mais sobre o uso do LinkedIn para freelancers?
A plataforma tem diversas funcionalidades, e neste artigo nós exploramos apenas algumas delas. Então, se você tem interesse em aprofundar os seus conhecimentos nessa rede social, o Vivendo de Freela tem um treinamento online chamado LinkedIn para Freelancers.
O curso traz muitas dicas sobre como divulgar os seus serviços, encontrar potenciais clientes e utilizar as melhores práticas para produção de conteúdo. Se quiser participar da próxima turma, é só preencher o formulário para entrar na lista de espera!

Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post! 😃