Os melhores aplicativos para freelancers

aplicativos para freelancers

Esse é um dos primeiros posts que queria ter escrito aqui no Vivendo de Freela, mas fiquei adiando por não conseguir chegar a uma lista definitiva de aplicativos para freelancers que atendesse a todas necessidades do nosso dia a dia.

Por isso, resolvi fazer diferente: estou publicando ele com os apps que utilizo e recomendo, mas espero os comentários de vocês com suas indicações. Esse é um post colaborativo! 🙂

Aplicativos de produtividade e gestão de tarefas

produtividade

Ser mais produtivo é um grande desafio para a maioria dos freelancers, afinal, ganhamos por job entregue. Portanto, quanto mais conseguirmos executar em um dia de trabalho, melhor será a nossa remuneração no final do mês.

Veja aqui alguns aplicativos para freelancers que podem ajudar a manter o foco e a impulsionar a produtividade:

Microsoft To Do

Como eu já comentei no post sobre ferramentas para freelancers, o Wunderlist foi comprado pela Microsoft e agora se chama Microsoft To Do. 

Mas a funcionalidade continua a mesma: elaborar listas de tarefas e organizá-las, de acordo com a prioridade, data de conclusão etc. Assim, a ferramenta vai gerando lembretes conforme o prazo e auxilia a  gerenciar atividades profissionais e pessoais. 

Uma novidade é que agora é possível integrar e exportar documentos do Office para sua lista de tarefas, então, para quem usa o Office é uma boa.

Microsoft To Do – web

Microsoft To Do para Android

Microsoft To Do para IOS

Brain Focus Productivity Timer

Existem vários aplicativos para quem é adepto da técnica Pomodoro, basta procurar nas app stores. Para quem tem Android como eu, recomendo o Brain Focus Productivity Timer.

Esse aplicativo tem, além do cronômetro, estatísticas que mostram quanto tempo de trabalho e de pausa você teve nos últimos dias — bem legal para freelancers avaliarem sua entrega em relação ao tempo que passaram de fato produzindo.

Brain Focus Productivity Timer para Android

Toggl

Esse é o app que eu utilizo para meu gerenciamento de tempo dedicado a cada projeto. E é um dos meus aplicativos para freelancers preferido! Apesar de não cobrar por hora, me ajuda muito ter uma visão de tempo gasto x valor recebido no final do mês. Consigo ver quais clientes estão demandando além do planejado e quais estão merecendo uma atenção extra, por exemplo.

>> O que é CRM e por que freelancers deveriam usar essa ferramenta?

Além disso, tento manter registro dos projetos pessoais (como o Vivendo de Freela) para saber o quanto tenho conseguido me dedicar a eles.

Toggl para desktop

Toggl para Android

Toggl para iOS

Aplicativos de armazenamento

biblioteca

Podemos trabalhar em muitos lugares diferentes: home office, coworking, café… Por isso, ter todos os arquivos na nuvem é fundamental. (Sem contar que evita problemas maiores naquelas situações mais frequentes do que gostaríamos de “socorro, meu note deu pau”).

Dropbox

Tem como não amar o Dropbox? Uso essa ferramenta há bastante tempo, tanto que convidei a maioria dos meus amigos e ganhei bastante espaço de armazenamento! Acho ele ótimo pela integração aplicativo – site – desktop e também pela possibilidade de enviar links de visualização dos arquivos e pastas sem ter que compartilhar para edição.

Dropbox para Android

Dropbox para iOS

Google Drive

Com o tempo, o Google Drive foi ficando bem parecido com o Dropbox, com a vantagem de ser integrado à conta do Gmail. Acho o aplicativo muito intuitivo e fácil de usar – ideal para aquelas horas que estou na rua e preciso compartilhar algum arquivo com um cliente.

Google Drive para Android

Google Drive para iOS

Aplicativos para facilitar a vida

aplicativo

Existem alguns desafios quando você trabalha por conta própria e tem seu escritório em casa, principalmente em relação a recursos. Alguns aplicativos, porém, nos ajudam muito nisso, colocando boa parte das ferramentas e equipamentos necessários dentro do nosso celular.

CamScanner

Toda hora precisamos digitalizar contratos ou notas fiscais, mas ter um scanner em casa é inviável. O aplicativo CamScanner salva a vida nesses momentos! Utilizando a câmera do celular, ele faz digitalizações perfeitas e com ótima qualidade para enviar aos clientes. Um excelente aplicativo para freelancers!

CamScanner para Android

CamScanner para iOS

Loom

Você é do tipo que faz videoconferências todos os dias? Desse jeito, fica quase impossível acompanhar e registrar todas as informações e tarefas que foram passadas na reunião, não é mesmo? Mas o Loom pode ajudá-lo a resolver esse problema. 

Ele é uma extensão do Google Chrome que permite gravar o conteúdo da sua tela de computador ou celular. Além de registrar suas reuniões online, pode ser muito útil para fazer apresentações e tutoriais explicando o passo a passo de um processo.

Coach.me

Esse app é para ajudar a não esquecer das metas pessoais. Nele você define objetivos para produtividade, lazer, saúde, entre outros. Também tem acesso a “treinadores” para suas metas e pode ver dicas de quem está empenhado em fazer o mesmo que você.

Coach.me para Android

Coach.me para iOS

Qipu

Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Sebrae para quem é MEI e ficou muito legal! Com ele é possível fazer fluxo de caixa, consultar situação cadastral, fazer o pagamento do DAS e preparar a declaração anual. Também tem versão para navegador, totalmente integrada.

Qipu para Android

Qipu para iOS

GuiaBolso

Sou super fã do GuiaBolso, que considero o melhor app de finanças pessoais. Ele tem integração com suas contas bancárias, então não é preciso lançar todos os gastos e receitas manualmente. Agora também oferece opção de analisar vantagens de diferentes tipos de aplicações.

GuiaBolso para Android

GuiaBolso para iOS

Um pouco além de aplicativos para freelancers

Quando falamos em produtividade e gestão do trabalho como freela, as ferramentas e aplicativos não são necessariamente garantia de sucesso. Os hábitos acabam pesando bastante nessa balança.

Por isso, compartilho esse vídeo com alguns hacks que aprendi na minha jornada como freelancer. Eles podem ajudar você!

E então, quais são os aplicativos que você recomenda para outros freelancers? Deixe sua dica aqui nos comentários.

Este artigo foi atualizado em colaboração com Fatima El Kadri.


Lembrando que estamos também no nosso canal no YouTube, com vídeos novinhos sobre a vida de freela. Assina lá para não perder nenhum conteúdo. Também marcamos presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Nesses canais, compartilhamos muitas dicas para ter mais sucesso como freelancer e também para aproveitar todos os benefícios da carreira independente. É claro, também respondemos dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 😃 

Luciane Costa

Luciane Costa

Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.
Luciane Costa

Luciane Costa

Formada em jornalismo e apaixonada por conteúdo digital. Virou freelancer porque precisava de uma grana extra e acabou descobrindo que adora trabalhar assim. Gaúcha e morando em São Paulo, é viciada em séries de detetives e adora cozinhar.

COMPARTILHE ESTE POST

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM